Quando uma empresa está dando seus primeiros passos no mercado, sua logística geralmente é simples. Os processos de transporte, armazenamento e emissão de documentos fiscais são fáceis de controlar e podem ser geridos, em alguns casos, por meio de planilhas de papel. Mas à medida que o negócio vai crescendo, o nível de trabalho dos profissionais vai aumentando, assim como a preocupação dos gestores.

Chega uma hora em que eles acabam não tendo outra opção a não ser procurar formas de simplificar a gestão logística. Se eles não buscarem esta simplificação, certamente não conseguirão gerir os processos de forma eficiente e cometerão muitos erros.

E estes gerarão prejuízos financeiros para a empresa e impactarão negativamente a experiência de seus clientes.

A seguir, daremos algumas dicas que o ajudarão a simplificar a logística do seu negócio, para o seu controle ficar mais fácil e erros não serem cometidos. Confira:

1 – Implemente ferramentas tecnológicas

No plano de simplificação dos processos, a adoção e a implementação de tecnologias é a primeira medida a ser tomada. Isso porque o principal objetivo das tecnologias é simplificar alguma tarefa ou processo que, há alguns anos ou décadas, era muito complicada e demorava muito para ser realizada. E como hoje o mundo está evoluindo num ritmo impressionante, não se pode mais realizar tarefas como antigamente.

Um exemplo de tarefa complicada é a verificação de cada item do estoque. Para realizá-la, o profissional tinha que percorrer todo o estoque coletando dados de cada item e registrando em sua planilha, o que levava muito tempo. Mas esta tarefa foi simplificada. Hoje, as tecnologias coletam automaticamente as informações de cada mercadoria assim que elas entram no estoque e registram o local exato onde estão armazenadas.

2 – Assegure a boa comunicação entre os participantes da cadeia

Muitas empresas ainda têm uma área logística que trabalha de forma isolada, distante dos demais setores e dos outros players envolvidos na cadeia logística. Isto complica bastante as atividades, pois o compartilhamento de informações entre eles é dificultada. Um exemplo de informação importante é a da operação de logística reversa de uma mercadoria. Para ser bem sucedida, esta operação precisa ser realizada rapidamente.

Se área logística receber a informação da operação pela área de suporte e ela repassá-la para os demais players para todos se prepararem, falhas certamente irão ocorrer. E isto complicará ainda mais a operação. Por isso, é fundamental criar uma cultura de cooperação e compartilhamento de informações, que seja alicerçada por tecnologias eficientes.

3 – Terceirize determinados processos

A terceirização de alguns processos também é uma forma de simplificar a logística da empresa. Se ela terceirizar veículos, por exemplo, não terá que gerenciar os custos relacionados à sua manutenção e depreciação, nem controlar as atividades e os salários dos condutores. E se ela terceirizar o armazém, não precisará se preocupar com a estocagem de seus produtos.

A partir do momento em que o transporte (frota própria) ou o armazém – ou ambos – é terceirizado, a empresa passa a ter mais recursos em caixa, já que uma série de despesas são cortadas. Isto é bom principalmente em época de crise econômica, em que despesas devem ser cortadas ao máximo. Com a terceirização, os gestores também passam a ter tempo para se concentrar em atividades mais estratégicas.

Com tecnologias, boa comunicação e a terceirização de certos processos, a logística de uma empresa é drasticamente simplificada. Isto certamente gerará resultados fantásticos para ela. Mas é importante ressaltarmos a importância de se contar com o apoio de um operador logístico experiente, que auxilia no processo de simplificação da área e identifica pontos de melhoria, para a empresa colher ainda mais resultados.

A Apoio Logística tem uma equipe especializada que pode ajuda-lo neste processo de terceirização. Você continua focado no seu negócio e faz a sua empresa crescer cada vez mais.

Conferiu todas as nossas dicas? Se tiver ficado com alguma dúvida, basta deixá-la nos comentários. Teremos prazer em ajudá-lo! Por favor, entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br ou Whatsapp 11 99151-9788

0