Melhorar os processos logísticos para que gerem mais valor ao negócio é uma das maiores prioridades dos gestores na atualidade. Quando falamos em gerar mais valor, nos referimos à capacidade da logística de uma empresa de elevar os seus resultados. E isto os processos logísticos só conseguem fazer quando são eficientes, seus custos são pequenos e a experiência proporcionada aos clientes é ótima.

Mas por mais que essa melhoria dos processos seja fundamental nos dias de hoje – já que os clientes estão mais exigentes e o mercado mais competitivo -, muitos gestores não conseguem realizá-la. Isto geralmente acontece porque eles não utilizam as estratégias certas para a sua empresa ou porque ainda tentam modernizar as atividades de transporte e armazenamento por meio de tecnologias obsoletas.

A seguir, daremos algumas dicas que o ajudarão a melhorar os processos logísticos da sua organização e fazê-los alavancar os seus resultados. Não deixe de conferir:

1 – Reveja a sua estratégia logística

Os processos de transporte e armazenamento não podem ser melhorados se a estratégia logística da empresa estiver ultrapassada ou não estiver adequada à sua realidade. No primeiro caso, a estratégia obsoleta, criada há 5, 10 ou 15 anos, não suportará as exigências dos clientes da atualidade, que são muito mais exigentes do que os de antigamente.

Já no segundo caso, uma estratégia inadequada, que não se adéqua às demandas da empresa – sejam elas altas ou baixas – certamente gerará prejuízos financeiros e impactará a experiência dos clientes. Portanto, é preciso atualizar a estratégia logística e adequá-la às reais necessidades da empresa. Também é importante que a sua logística seja flexível, ou seja, se adapte tanto aos períodos de baixa como de alta demanda.

2 – Implemente tecnologias inovadoras

O alicerce de uma estratégia atualizada é a tecnologia. É praticamente impossível colocar em prática uma estratégia logística moderna se o pessoal da empresa ainda utiliza planilhas de papel ou outros meios manuais para controlar os processos de transporte e armazenamento. Por isso, a adoção de tecnologias inovadoras, voltadas para a área logística, é crucial para a melhoria dos processos

3 – Melhore a comunicação na empresa e na cadeia logística

A comunicação ineficiente entre os membros da equipe da área logística da empresa e dos participantes da cadeia logística gera erros e retrabalhos. E isto aumenta drasticamente os custos dos processos, frustram os clientes e mancham a imagem da companhia no mercado. Para melhorar a comunicação entre eles e estimular a cooperação, o gestor também deve recorrer à adoção de tecnologias e de indicadores de performances.

4 – Terceirize o transporte e/ou o armazenamento

Muitos gestores consideram a terceirização inviável simplesmente porque acham que a empresa terceirizada não cuidará de suas mercadorias da forma correta ou não realizará os procedimentos da maneira adequada. Enquanto isso, continuam gerenciando sua própria frota e armazém – que é algo que demanda tempo e recursos financeiros – e vendo suas receitas caírem ou não crescerem da forma como deveriam.

Mas tudo isso é um equívoco. Os melhores operadores logísticos do mercado possuem frotas, armazéns e equipes altamente confiáveis, que ficarão responsáveis por cuidar de certos processos logísticos, como transporte e armazenamento. A terceirização, sem dúvidas, melhora a área logística de uma empresa e permite que suas despesas sejam reduzidas, por meio da eliminação da frota e/ou do armazém próprio.

E então, conferiu todas as nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Então, escreva-a nos comentários para que possamos ajudar! Quer conferir como isto funciona na prática? Entre em contato comigo, por favor, 11 95475-6465 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

1