Quem trabalha no setor logístico sabe que a embalagem é crucial para o bom andamento dos processos. E a razão é clara: quando uma embalagem não é adequada para acondicionar um determinado produto da forma correta, as chances dele ser quebrado ou amassado no decorrer das etapas aumentam drasticamente. Isto resultará na sua devolução e, consequentemente, no aumento dos custos dos processos.

Mas engana-se quem pensa que a única função da embalagem é proteger as mercadorias. Na verdade, ela também cumpre vários outros papeis, incluindo a simplificação da cadeia logística, a divulgação do próprio produto e a preservação do meio ambiente. No post de hoje, falaremos sobre os principais papeis que toda embalagem deve cumprir. Não deixe de conferir:

1 – Proteger e conservar o produto ao longo da cadeia

Antes de chegar ao ponto de vendas, o produto precisa passar por várias etapas, incluindo o transporte, a expedição e o armazenamento. Em todas elas, precisará ser movimentado pelo armazém, manuseado pelos profissionais, carregado e descarregado dos veículos e transportados por estradas em péssimas condições. Somente com uma embalagem adequada é que ele conseguirá suportar todos esses processos.

Quando resistente o suficiente (a vibrações, movimentos, empilhamentos, condições climáticas, etc) e apropriada ao peso e o volume do produto, a embalagem consegue protegê-lo e garantir a sua integridade ao longo de toda a cadeia logística. Isto reduzirá os riscos de possíveis avarias acontecerem (quebras, rasgos, amassos, etc) e dos custos logísticos serem aumentados devido à devolução da mercadoria.

2 – Possibilitar e simplificar as operações

Além de ser resistente e proteger o produto ao longo de toda a cadeia, a embalagem também precisa ser fácil de manusear e movimentar, independentemente do material usado para produzi-la (papelão, madeira, plástico, etc). Isto simplifica o trabalho de todas as equipes envolvidas na cadeia, agilizando as movimentações e o acomodamento dos produtos nos caminhões e nos porta-paletes.

3 – Auxiliar nas estratégias de marketing da empresa

Após serem colocadas nas prateleiras dos pontos de venda, as embalagens desempenham outro papel muito importante: auxiliar na divulgação do produto e da marca que o fabricou. O seu design é quem chamará a atenção dos consumidores e despertará o seu interesse, fazendo-os comprar os produtos. A estética da embalagem também servirá para destacar os produtos da empresa dos de suas concorrentes.

4 – Ajudar na preservação do meio ambiente

O último papel diz respeito ao destino dado à embalagem após a entrega do produto. Tendo em vista a preocupação do mundo todo com o meio ambiente, ela não pode ser simplesmente descartada e jogada no lixo. As empresas precisam adotar embalagens retornáveis, reutilizáveis ou, pelo menos, recicláveis, e conscientizar os seus consumidores (por meio da própria embalagem) acerca da importância desses processos.

Algumas companhias já estão implementando o sistema de logística reversa, que possibilita o recolhimento das embalagens que seriam descartadas pelos clientes e a sua destinação à reciclagem. Assim, novas embalagens são originadas e o meio ambiente é preservado. Já outras empresas estão criando embalagens criativas, que podem ser remodeladas pelos consumidores e transformadas em peças de decoração.

E as embalagens da sua empresa, estão cumprindo estes papeis? Aproveite para compartilhar suas experiências com a gente pelos comentários e ler nosso post sobre embalagens de alimentos perecíveis!

Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

0