Dicas, Projeto Logístico, Transportes,

6 dicas de como assinar bons contratos com transportadoras

6 dicas de como assinar bons contratos com transportadoras

Uma empresa, para ser perene, precisa se preocupar com todas as etapas do seu processo produtivo, desde a aquisição da matéria-prima, produção, controle de qualidade até a entrega final ao seu cliente. Isso requer auxílio de diversos atores para que o cenário fique completo, como é o caso das transportadoras, as quais devem ter contratos bem desenhados com as empresas. Neste post, vamos apresentar 6 dicas de como fechar bons contratos com elas, fazendo com que a atividade empresarial da sua empresa esteja sempre dentro do que a gestão espera.

  1.     Compare os preços e os serviços

A sua política de frete deve fazer coincidirem as suas necessidades com as necessidades das transportadoras. Dessa forma, entre em contato com quantas transportadoras sua empresa conseguir, apresente os detalhes das suas necessidades e, de acordo com as respostas que obtiver destas empresas, identifique as melhores alternativas.

  1.     Tenha contratos assinados com mais de uma empresa

É importante não ficar nas mãos de um único fornecedor de serviços de transporte. Uma transportadora pode oferecer excelentes serviços, mas nenhuma empresa está completamente livre de problemas administrativos ou de qualquer outro imprevisto.

Então, é importante que você possua substitutos e que gerencie estes contratos de forma que todos os seus fornecedores recebam a mesma quantidade de demanda por serviços. Isso será saudável tanto para o seu negócio quanto para as transportadoras, pois se você necessitar de mais serviço porque um contratado não teve condições de prestar, você apenas aumenta a carga de serviços temporariamente. Torna-se uma relação ganha-ganha em que todos ficarão satisfeitos e mesmo aquelas transportadoras que apresentarem dificuldades não prejudicarão seu negócio.

  1.     Analise o passado da transportadora antes de assinar um contrato

Verificar o histórico de serviços prestados é uma ótima alternativa para avaliar a qualidade dos serviços que poderão ser prestados pelas transportadoras. Entre em contato com clientes que já utilizam ou utilizaram os serviços da transportadora para verificar as opiniões que eles possuem. Isso evitará problemas futuros ainda desconhecidos e também fará com que os seus clientes fiquem satisfeitos com um serviço de transporte mais eficiente.

  1.     Aguarde uma proposta para fazer uma contraproposta

Sempre espere pela oferta das transportadoras para apresentar uma contraproposta. Normalmente, serviços de que sua empresa não necessitará estarão incluídos na proposta inicial. Sendo assim, retire-os e apresente a sua versão de serviço necessitado com preço mais competitivo.

Quando o acordo for obtido, mesmo que em termos diferentes que os inicialmente previstos pela sua contraproposta, formalize-o para evitar problemas futuros. Aproveite para ter os preços como referência para uso com outras transportadoras e usá-los como base para fechar bons contratos de transportes.

  1.     Busque os detalhes do serviço de transporte

Verifique se há alguma taxa adicional a ser paga caso os limites dos veículos de transporte sejam ultrapassados. Há alguma restrição em relação às áreas de circulação que a transportadora opera? Tudo deve ser analisado para que não ocorram atrasos futuros nas entregas a seus clientes.

  1.     Defina um teto para os gastos com transporte

Por mais que possa parecer algo fora da normalidade, assim como qualquer custo que a empresa tenha, deve haver um orçamento específico para os gastos com as transportadoras. Afinal de contas, despesas são componentes dos custos totais de uma empresa e, como tais, devem ter um teto definido por orçamento ou em função do volume de vendas que é alcançado.

Essas dicas não esgotam o assunto ligado a contratos com transportadoras, assim como fechar bons contratos com estas empresas requer relacionamento antigo e sempre transparente entre as partes. No entanto, essas 6 dicas apresentadas são as mais importantes para que sua empresa possa assinar bons contratos com transportadoras para garantir custos sempre dentro da normalidade.

O que achou do post? Tem problemas para fechar estes contratos? Compartilhe suas experiências conosco! Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

 

0

2 Comments

Sueli Maria Tasca

novembro 29, 2018

Com certeza Osmar, estas são dicas valiosas.

Complementaria ainda com a importância de exigir da transportadora a contratação de uma apólice de seguro completa não apenas para o seguro de contratação obrigatório pelo transportador (RCTR-C -responsabilidade civil do transportador rodoviário de cargas), como também a necessidade de contratação do seguro de roubo (RCF-DC – Responsabilidade civil facultativa por desaparecimento de carga), tendo em vista o crescente roubo de cargas no Brasil, onde a falta de contratação de seguro de roubo pelo transportador e sua insolvência financeira, trazem grandes prejuízos às empresas embarcadoras de cargas.

Responder

Osmar Vinci Filho

novembro 30, 2018

Obrigado pela contribuição Sueli.

Responder

Leave a Reply