As empresas que atuam no mercado varejista dependem de um bom plano de abastecimento para não perderem vendas, assegurarem o faturamento e se manterem competitivas no mercado. Este plano precisa contemplar o planejamento dos processos logísticos desde o fornecedor até o estoque da empresa, já que o abastecimento de mercadorias depende deles para ser realizado na data, na quantidade e no local certos.

E com a retração da economia e a queda do volume de vendas nos últimos anos, as empresas do mercado varejista estão implementando uma série de estratégias para diminuir as suas despesas operacionais. Uma delas é reduzir justamente os custos logísticos dos processos  envolvidos no abastecimento. No post de hoje, separamos algumas estratégias que irão ajudá-lo a reduzir esses custos. Confira:

1 – Adapte os processos às características dos produtos

Fisher (1997), em seu artigo na Harvard Business Review, diz que as companhias mais bem sucedidas são aquelas que melhor adaptam a cadeia logística às características de seus produtos. Para ele, os produtos devem ser agrupados em duas categorias: funcionais (demanda estável e ciclo de vida mais longo) e inovadores (demanda instável e rápida obsolescência), de acordo com o comportamento da demanda.

Os produtos funcionais requerem estratégias de eficiência em custos e processos, enquanto que os inovadores demandam estratégias de resposta rápida ao mercado. Para Fisher, o efeito da inadequação da cadeia logística às características dos produtos pode ser desastroso. Os prejuízos incluem o aumento dos custos logísticos – devido ao volume maior de estoques e às movimentações desnecessárias – e o baixo nível de serviço.

2 – Escolha a posição dos estoques na cadeia logística

Empresas varejistas que possuem várias unidades precisam planejar o posicionamento do estoque na cadeia logística e decidir se ele será centralizado (um único armazém) ou descentralizado (vários armazéns). Esta escolha dependerá do comportamento da demanda e do perfil dos produtos. Roupas, por exemplo, precisam ir para as prateleiras assim que são fabricadas. De quantos centros de distribuição a sua empresa precisa para agilizar o seu escoamento?

3 – Utilize métodos para prever o volume de vendas

A imprevisibilidade do volume de vendas, principalmente de produtos com demanda instável, coloca grande pressão sobre as áreas de suprimento e abastecimento das empresas varejistas. Os gestores que lidam com esses produtos precisam utilizar técnicas e acompanhar as tendências para prever o comportamento da demanda. O abastecimento de última hora pode aumentar os custos logísticos e reduzir a viabilidade das operações.

4 – Planeje o layout dos estoques e armazéns

Os estoques e armazéns precisam ser organizados e suas operações devidamente otimizadas, independentemente do seu tamanho. Isso porque desorganização resulta em erros e quebras de produtos, que aumentam os custos das operações. Essa estratégia é importante principalmente para as empresas varejistas que possuem vários estoques e armazéns espalhados por diversas regiões.

5 – Mantenha um estoque de segurança

Para muitos gestores, o estoque de segurança aumenta os custos logísticos. Mas se avaliarmos as despesas geradas pela falta de produtos, veremos que elas são muito maiores do que o investimento necessário para se manter o estoque. Quando faltam mercadorias, a empresa precisa contratar fretes mais caros para eles serem escoados e entregues nas lojas rapidamente.

6 – Conte com o apoio de um operador logístico especializado

Os operadores logísticos absorvem os custos, permitindo que as empresas varejistas possam reduzir os custos logísticos com transporte e armazenamento. Despesas com frota de veículos, armazéns e contratação de colaboradores, por exemplo, são completamente cortadas. Se a empresa optar por firmar parcerias com outras organizações e utilizar a logística compartilhada, poderá reduzir ainda mais os seus custos logísticos de abastecimento.

Conferiu todas as estratégias? Agora é hora de colocá-las em prática e reduzir os custos de suas operações logísticas! Se tiver alguma outra que conheça, aproveite para compartilhá-la com a gente nos comentários! Quer receber uma análise de sua logística sem compromisso? Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

0