Nos dias de hoje, existe consultoria para todos os setores de uma empresa, desde auxiliar na tomada de decisões até dar suporte para a melhoria de processos. As análises e sugestões oferecidas por um consultor serão baseadas em dados fornecidos pelo cliente, em pesquisas com benchmarks e em conhecimentos teóricos. As sugestões poderão fornecer melhorias quantitativas, ou seja, na diminuição de preços, ou qualitativas, como facilidade de realizar um processo. Conheça as vantagens de se contratar uma consultoria especializada em logística:

1 – Utilização de metodologias

Um consultor experiente em logística faz uso de metodologias que possuem aplicabilidade comprovada para cada setor. Ou seja, o mesmo processo não é aplicado para uma indústria alimentícia e para uma indústria de produção de calçados, por exemplo. Isso ocorre pelo fato de a necessidade de logística, em termos de tempo, volume e distância, ser diferentes em indústrias distintas.

2 – Conhecimento técnico

Um consultor especializado em logística possui todos os conhecimentos técnicos necessários para as empresas que estão pensando em estruturar essa área. Além disso, esses consultores podem auxiliar na melhora de processos, uma vez que conhecem as possíveis falhas. É possível mapear o processo e encontrar essas falhas para então criar controles que irão diminuir os riscos a que a empresa está exposta. Esse é o processo chamado de “diagnóstico logístico”, que procura os problemas e busca saná-los.

3 – Soluções novas para problemas antigos

Um consultor consegue oferecer um olhar de fora da situação. Por isso, ele é capaz de ver soluções novas para problemas antigos. Essas novas soluções podem dar uma roupagem completamente nova à empresa, tornando-a mais eficaz em seus processos através de uma boa gestão de indicadores.

4 – Possibilidade de diminuição de custos

Com a grande concorrência, cada vez mais as empresas têm diminuído seus lucros e entrado em uma guerra pelos preços mais baixos. Um consultor de logística é capaz de encontrar novos caminhos e novas parcerias como forma de reduzir os custos. Pode-se estabelecer quais cargas podem ser agrupadas e quais poderiam ter um seguro mais barato do que outras.

5 – Reestruturação

Um consultor logístico irá dar assistência a setores como o de gerenciamento das redes de distribuição, negociação de compras, estoques, centros de distribuição, movimentação de matérias e de transportes, entre outros.

6 – Simplificação de processos

No momento da reestruturação, o consultor entrará em contato com os níveis estratégico, tático e operacional, visando simplificar o processo sem afetar a sua estabilidade. Podem ocorrer pesquisas de satisfação diretamente com o nível operacional para entender quais são as suas maiores reclamações e dificuldades durante o trabalho. A partir dessas informações, consulta-se os níveis estratégico e tático para verificar possibilidade de alterações.

Uma consultoria logística é, portanto, capaz de agilizar processos e mitigar os riscos. É possível, através de um consultor experiente, estruturar uma área de logística do zero ou reestruturar um departamento já existente. Essa reestruturação auxilia na simplificação dos processos, no cumprimento da legislação atual e na diminuição dos custos de transportes da empresa.

Oferecemos um serviço de consultoria logística de excelência, voltado para aumentar a produtividade da sua empresa. Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

0