Dicas, Logística Interna, Logística Promocional, Projeto Logístico,

7 dicas para o profissional que quer se dar bem na área de logística

Com uma história de pouco mais de duas décadas no Brasil, o segmento de logística demonstra que o perfil do funcionário da área já não é o mesmo do início. Se antes era um profissional apenas voltado para questões internas da empresa, atualmente precisa estar cada vez mais antenado em relação à tecnologia e ao funcionamento global do negócio. Como o profissional de logística pode se dar bem em um setor de tamanho dinamismo?

Primeiramente, ele precisa ter consciência de que a visão interna de antes passou a se abrir para o mundo externo.

O profissional de logística interage cada vez mais com os demais envolvidos na cadeia logística. Estamos falando de parceiros logísticos, fornecedores, clientes, clientes dos clientes e assim por diante. Enfim, desde a busca da matéria prima até a entrega do produto final na casa do consumidor, envolvendo até uma troca ou devolução, tudo diz respeito à sua área de atuação.

7 dicas para o profissional que quer ter sucesso na área de logística

1 – Ligue-se em novas tecnologias

Um profissional de perfil adequado não se contenta com controles em papel ou mesmo com planilhas em Excel. Ele sabe usar ferramentas como Warehouse Management System (WMS), Transportation Management System (TMS), roteirizadores, rastreadores satelitais, baixa automática de entregas, softwares de simulação operacional e automação de armazenagem, entre outras.

2 – Desenvolva habilidades negociais

Como deve trabalhar com os stakeholders da cadeia logística, o profissional bem sucedido deve saber lidar com os demais departamentos da sua empresa (comercial, compras, marketing, produção, financeiro, etc). Quanto mais conhecer o negócio, mais apto estará para interagir e negociar com as interfaces.

3 – Tenha disponibilidade de horários

Transporte e armazenagem muitas vezes envolve trabalhar em horários alternativos para se poder acompanhar os processos. Se você espera que só vá trabalhar em horário comercial tradicional, é bom rever o conceito. Disponibilidade faz parte do perfil do profissional de sucesso.

4 – Seja racional

O profissional de logística que quiser se dar bem na área deve deixar de lado o “achismo” e trabalhar com base em raciocínio lógico. Para isso, deve se apoiar em indicadores e metas, demonstrando por qual motivo uma tarefa deve ser de executada de tal forma e não de outra.

5 – Trace um plano de carreira

O fato desse profissional estar preparado para medir resultados no dia a dia operacional faz com que ele também queira ser avaliado pela empresa. Esse novo profissional deve defender a meritocracia no mundo dos negócios e precisa descobrir se a empresa possui um plano de carreiras em que ele se encaixe.

6 – Aprenda outros idiomas

O inglês é considerado uma língua default para o profissional de logística, uma vez que, quando falamos de logística, também estamos falando de comércio exterior. Entretanto, diante dos principais parceiros comerciais do Brasil, também é desejável que se fale espanhol e mandarim.

7 – Mantenha-se atualizado

Não basta apenas ter uma formação acadêmica básica. É preciso participar de cursos e especializações na área para acompanhar a evolução de toda a cadeia logística. Vale buscar bibliografia americana no setor. As novidades em logística se acumulam a cada dia e o profissional que quiser se dar bem precisa estar atualizado.

O que você achou de nossas dicas? Elas mostram que você está preparado para atender o perfil de profissional de logística que o mercado demanda? Queremos saber! Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

0

2 Comments

Rute

maio 5, 2019

Olá, boa noite.
Estou no terceiro período de logística, tenho anseio por um estágio, mais infelizmente não to conseguindo nada.
Será que é tão difícil conseguir um emprego ou estágio nessa área?

Responder

Osmar Vinci Filho

maio 14, 2019

Rute, boa tarde.
O mercado está difícil em todas as áreas, busque as redes sociais, como Linkedim entre outras, veja as grandes empresas da sua região, busque as empresas de recrutamento e mantenha a fé. Abraços.

Responder

Leave a Reply