É hora de saber o que o mercado nos reserva para 2017 e quais são as principais tendências da logística. Poderíamos falar de entregas por drones, de big data e outros temas ainda incipientes para a realidade brasileira. No entanto, preferimos traçar um cenário para o nosso dia a dia.

Dessa forma, as tendências que reunimos não significam saltos para o futuro distante, mas sim uma consolidação do que a logística evidenciou nos últimos anos. Período que foi de crise e que, mesmo de acordo com as fontes oficiais, ainda continuará sendo pelo menos até 2018.

Acompanhe conosco e descubra se o seu negócio está sintonizado com a evolução da logística no Brasil, especialmente no tocante às pequenas e médias empresas do setor:

1 – Uso de tecnologia

Existem sistemas de gestão Enterprise Resource Planning (ERP) que podem integrar todos os processos operacionais, desde o controle de estoque até a gestão de entregas em tempo real, passando ainda pelas áreas de finanças, contabilidade, vendas, gestão de pessoal, frotas, etc. Quanto mais integrados estiverem os processos, maior é a chance de controle do negócio, com a possibilidade de adotar decisões com a rapidez que a logística demanda.

2 – Capacitação de funcionários

O relacionamento com os clientes e com a mão de obra terceirizada são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento nessa área. Somente funcionários treinados e devidamente valorizados pela empresa serão capazes de prestar o melhor atendimento – o que, certamente, levará ao sucesso do negócio.

3 – Investimento em comunicação

Esse aspecto é vital entre os membros da equipe da área logística de uma empresa e também desses com os fornecedores da cadeia. Isso evita erros e retrabalhos, que encarecem os custos dos processos e, ainda, frustram os clientes. É preciso estimular o espírito de equipe entre todos os colaboradores, bem como adotar tecnologias que atendam às especificidades do negócio.

4 – Locação de Centros de Distribuição (CDs)

Esta é uma tendência crescente, que pode ajudar a empresa a baixar investimentos iniciais e custos operacionais. Além disso, por estarem normalmente localizados estrategicamente, esses CDs facilitam o escoamento da carga. É preciso, no entanto, avaliar de forma criteriosa essa decisão, que depende basicamente de três fatores: tipo de produto a ser estocado, quantidade de mercadorias e demanda de cada região.

5 – Terceirização do transporte

Assim como a terceirização do armazenamento, por questões de gestão, gestão de recursos e redução de custos é uma tendência cada vez mais forte a terceirização do transporte. Segundo Tiago Calegari, Gerente de Transportes da Apoio Logística (Grupo Enar) muitos empresários temem que terceiros não conseguirão adotar os procedimentos adequados, o que pode ser um equívoco. Cada vez mais aumenta a presença de grandes operadores logísticos, com frotas e armazéns próprios, além de pessoal altamente especializado.  Ao utilizá-los, sua empresa pode reduzir despesas e se concentrar em suas estratégias de negócio.

6 – Gerenciamento de riscos

Esse é um tema de preocupação crescente na área de logística. Nenhuma empresa está imunizada em relação a riscos. Mas apenas as precavidas identificam previamente esses riscos, criando soluções que possam eliminá-los ou, pelo menos, minimizá-los. Elaborar um bom gerenciamento de risco deve ser uma rotina na organização e não apenas ser adotado após um sinistro.

7 – Benchmark sistemático

Lembre-se de que você precisa conhecer o seu negócio, mas também estar de olho nos avanços que ocorrem com seus competidores. Ouvir uma consultoria com clientes em todas as áreas (suprimentos, armazenagem, distribuição, agenciamento de frete internacional e serviços de despacho aduaneiro) pode dar a sua empresa um real panorama da logística no Brasil e saber onde tem competitividade e onde precisa se aprimorar.

Continue visitando o nosso blog para se atualizar sobre os assuntos de logística que interessam à sua organização! Quer saber mais? Quer saber mais?Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

2