Armazenagem, Dicas, Logística Interna, Projeto Logístico,

9 características importantes que toda a embalagem deve ter!

A embalagem de um produto é algo que deve sempre ser considerado de vital importância. Na área de logística deve ser observado o design da embalagem, para cumprir adequadamente com suas funções básicas de contenção, proteção, transporte e comunicação. Devem também ser observados os métodos de armazenamento, transporte, práticas de varejo e disposição de resíduos.

Veja a importância da embalagem na logística, como afeta o trabalho e principalmente como protege as mercadorias no nosso post de hoje!

Qual a importância da embalagem na logística?

A embalagem deve proteger o produto durante todas as operações de transferência, transporte e manuseamento, para que os produtos cheguem às mãos do destinatário, sem terem sido danificados ou sofram queda desde a produção até o consumidor final. Para facilitar o manuseio de mercadorias, uma embalagem eficiente deve observar:

Volume adequado 

A forma deve ser adequada à função. Uma embalagem eficaz deve levar em consideração o enchimento externo e interno. O uso interno deve ser adaptado para que as mercadorias sejam bem acomodadas dentro da embalagem. O uso padronizado permite que cada pacote possua sempre o preenchimento ideal. O segundo aspecto diz respeito ao empilhamento dos produtos. Pacotes que se ajustem uns aos outros eliminam o manuseio desnecessário e diminui o risco de quedas e danos.

De olho no manuseio

A embalagem deve ser de fácil manuseio para as pessoas como também para os sistemas automáticos dentro da cadeia logística. A facilidade de manuseio deve ser considerada a parte mais importante de toda a embalagem.

Um melhor posicionamento dentro da logística de armazenagem

Uma embalagem eficiente ajuda na disposição da mercadoria dentro de um ambiente funcional de aprendizagem. Para isso, além de anatômicas, as embalagens devem ser facilmente identificadas, com espaços ideais para colar etiquetas de identificação e ainda dispor de um lugar acessível para a identicação.

Proteção sempre 

A proteção do produto é a função primária da embalagem. Um produto desprotegido pode causar desperdício, o que é negativo, tanto para o ambiente como para a empresa. As embalagens devem proteger os produtos durante a fabricação, montagem (dentro da fábrica), armazenagem (dentro do armazém) e transporte (dentro do veículo). Também deve ser reforçada contra perda e roubo e no transporte de mercadorias.

Para finalizar, vale lembrar que no ambiente operacional atual, as inovações de planejamento devem levar em conta não só o marketing e a logística, mas também o aspecto ambiental. Esse se destina a reduzir os efeitos poluentes das embalagens no meio ambiente. Alguns fatores como reutilização de materiais são pontos principais que se deve ser observados em uma embalagem. Outro ponto que merece atenção: a quantidade de pacotes deve ser adaptada para o consumo, a fim de manter os custos baixos e evitar gastos além do necessário. Além disso, é desejável ter embalagens flexíveis e um alto giro do estoque de embalagens.

E então? Ficou com alguma dúvida sobre o papel da embalagem na logística? Quer falar sobre o seu processo de embalagem? Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

 

7