Armazenagem, Logística Interna, Projeto Logístico,

A importância da organização e gestão do almoxarifado

Fornecedores de matérias-primas, indústrias de grande ou pequena escala, e grandes lojas precisam de materiais e mercadorias para que possam funcionar. Para que tudo isso consiga chegar à próxima etapa na cadeia industrial, é necessária uma boa administração logística, e uma armazenagem feita com segurança e eficiência.

Antigamente esses processos eram mais lentos e pouco eficientes, mas com o desenvolvimento de novas tecnologias, mais comunicação entre as etapas, e a automatização de processos como o controle de estoque, por exemplo, isso acontece de forma mais eficiente e faz com que negócios consigam reduzir gastos e trabalharem com mais agilidade. Nesse post vamos mostrar como a organização do almoxarifado é importante, e como ela pode trazer benefícios para o seu negócio. Acompanhe!

A armazenagem de produtos gera despesas

Um aspecto que muitas empresas precisam entender é que manter um armazém e cuidar de produtos e materiais no estoque, gera despesas. A armazenagem é uma etapa essencial na logística, mas ao contrário da distribuição e venda ela não gera lucros (a não ser que o negócio tenha como objetivo alugar espaço para que outras empresas possam guardar seus materiais), e isso deve ser levado em consideração no planejamento financeiro.

Para reduzir esses gastos, é necessário entender como funciona o recebimento e a logística de distribuição do seu almoxarifado. Quanto mais tempo um produto fica armazenado, mais gastos a empresa tem: ele ocupa espaço e não é rapidamente distribuído para a etapa do processo que gera lucros. Por isso, a organização do armazém tem um papel importante para otimizar o controle de estoque e aumentar o giro de materiais.

Como melhorar a organização do almoxarifado?

Para que você consiga melhorar a organização do almoxarifado, é necessário implantar um controle de estoque de qualidade e analisar alguns aspectos importantes nas etapas de logística da sua empresa:

  • Quais são os principais produtos que você armazena?
  • Quanto tempo eles ficam no estoque?
  • Quais são os principais cuidados que eles demandam (são perecíveis? Precisam de mais segurança? São frágeis?)
  • Quais são os principais clientes que compram esses produtos?
  • Qual é a periodicidade das compras desses clientes?
  • Quais são os produtos fundamentais ao seu negócio que devem estar sempre estocados?

Sabendo responder a essas perguntas, você consegue entender suas principais necessidades e realizar a organização do armazém de acordo com elas. Assim é possível estudar esses dados e tentar implementar medidas, como acordo com clientes para definir datas de entregas e recebimentos, para fazer com que esses produtos estejam constantemente em movimento sem ocupar espaço e demandar cuidados extras.

Entenda seu lugar na cadeia logística

Por fim, para conseguir melhorar a organização do almoxarifado é necessário compreender seu lugar na cadeia logística e buscar soluções de acordo com as suas necessidades. Se a sua empresa atua no começo da cadeia, obtendo e vendendo matérias-primas, a organização do armazém pode ser mais simples: diferentes clientes procuram o mesmo material e você consegue organizar seu almoxarifado de acordo com as necessidades desse produto.

No caso da indústria que vai utilizar diferentes materiais para a produção dos seus produtos os cuidados são diferentes: é necessário compreender o processo de produção para não sobrecarregar – ou não abastecer suficientemente – o estoque das matérias-primas necessárias, além de controlar a logística de distribuição dos produtos finalizados para que não falte lugar para armazenar o que já foi produzido. Essa preocupação também é presente em distribuidores, que lidam com materiais de diferentes fornecedores que devem ser entregues para lojas específicas.

Ao entender o lugar que a empresa representa na cadeia logística, o controle de estoque e a administração do almoxarifado se torna uma tarefa mais simples. Antecipar problemas e necessidades ajuda empresas a evitar gastos maiores e manter o armazém mais eficiente, experimente essas dicas e melhore a organização do seu almoxarifado.

Veja também este artigo: Conheça o Kanban e melhore a agilidade na logística.

Como você melhora a organização do almoxarifado? Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

1