Dicas, Projeto Logístico, Transportes,

Aprenda em um passo a passo prático como fazer uma boa negociação

Atualmente, o frete possui um grande impacto dentro dos custos de uma empresa. Logo, uma correta administração destes valores e uma boa negociação deverão ser feitas para que consequentemente você tenha um aumento nos seus lucros. Mas você sabe o que é uma boa negociação? O que você deverá utilizar para conseguir um bom acordo? Fizemos uma lista para que você aprenda em um passo a passo prático como fazer uma boa negociação.

Dicas para fazer uma boa negociação

Conhecendo as suas necessidades

Você precisa, antes de tudo, conhecer qual a sua real necessidade em se tratando de logística. Qual é o seu perfil? Para quais estados a mercadoria será enviada e quais os valores de seus tickets médios? A adequada disponibilização, bem como a organização dos seus dados é extremamente importante durante a negociação, já que demonstra o seu entendimento de como funcionam as questões relativas aos fretes.

É preciso deixar claro as especificações do seu produto e que a transportadora lhe forneça as informações se o preço do frete será pelo peso ou pela cubagem, o que poderá aumentar muito o seu custo final. Logo, muita atenção ao cruzamento de suas necessidades com o que a empresa oferece e quanto isto poderá custar.

Procure diferentes opções

Outro detalhe que deve ser levado em consideração na hora de negociar é o conhecimento de diferentes opções do mercado. Assim, é necessário selecionar algumas transportadoras e entender quais os serviços e como eles são cobrados por cada uma delas.

Isto só será benéfico e você só observará vantagens se souber de todas as suas necessidades, pois aí poderá escolher e negociar com a empresa que ofereça o melhor custo-benefício de acordo com o seu perfil.

Sempre demonstre clareza nas suas negociações

Demonstre que esta negociação é importante, mas sem aparentar que esta é sua última ou única opção, pois isso poderá enfraquecer o seu poder de barganha junto à transportadora escolhida. Você precisa demonstrar que precisa, mas que a transportadora também irá ganhar com o seu negócio.

Busque sempre o responsável pelo fechamento do negócio

É preciso que você sempre procure falar com a pessoa responsável pelo efetivo fechamento dos negócios. Evite ao máximo falar com “atravessadores”, que podem ser representados por auxiliares ou outras pessoas que só estão ali para negociar pequenas minúcias.

Faça concessões para conseguir boas negociações

Proponha e aceite algumas concessões, mas faça esse processo lentamente. Peça descontos por contratos de exclusividade e demonstre que todos têm a ganhar com isso, uma vez que a transportadora terá trabalhos garantidos e você não terá mais que se preocupar com questões logísticas. Além disso, boas negociações podem melhorar a imagem da transportadora no mercado e ela pode angariar outros clientes.

Você já sabe que o frete possui um grande destaque no custo total de sua empresa, porém é preciso procurar alternativas e formas de se fazer uma boa negociação. Conhecer o seu negócio, entender as diferentes opções do mercado, bem como possíveis formas de cobrança se fazem extremamente necessárias.

Busque também em uma boa negociação demonstrar que a relação comercial entre sua empresa e a transportadora trará benefícios para todos e seja firme na hora de pedir descontos e de ceder em algumas concessões, já que isto faz parte da negociação.

 Já utilizou alguma técnica especial em uma negociação? Quer saber mais sobre outros aspectos da logística, fretes e assuntos relacionados? Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

 

2