Armazenagem, Logística Interna, Projeto Logístico, Transportes,

Como a tecnologia pode atender clientes com necessidades exclusivas?

Quando a empresa se preocupa com a distribuição dos seus produtos, o transporte de cargas deve receber uma atenção especial. Afinal, é ele que une a sua empresa ao consumidor final – e quando a qualidade dele é baixa, seu cliente pode associar isso à sua marca.

O seu diferencial pode ser um transporte de qualidade, que entrega os produtos da mesma forma que saíram da sua empresa e dentro do prazo. Por isso, é importante contratar um serviço de um operador logístico de qualidade, que conheça os seus produtos e saiba como atender clientes com necessidades exclusivas.

Como saber qual é a tecnologia que os seus produtos precisam?

Antes de definir a tecnologia, é importante que o perfil do produto seja traçado. Deve-se especificar se é frágil ou não, se amassa, se o volume é grande, se é perecível ou se necessita de alguma certificação pra transporte ou armazenagem. Sabendo essas especificidades, é possível entender qual é a necessidade da carga. Após esse entendimento, pode-se buscar um serviço adequado para o transporte e armazenamento da carga em questão.

Monitoramento de carga em tempo real

O monitoramento da carga pode ser feito em tempo real. Ou seja, você pode receber uma foto do canhoto de entrega assim que o produto chegar ao destino final. Também é possível informar a localização do produto, se ele está dentro do armazém, em trânsito ou já está com seu cliente. Essa informação é possível através do monitoramento por código de barras dos produtos.

Segurança da carga

Existem dispositivos que dão mais segurança para a carga, como os anti-roubo. Um desses dispositivos é o sensor. Nesse caso, computadores são avisados imediatamente caso o compartimento de cargas seja violado e pode ser acionada uma sirene ou trava, que impedirá o veículo de se mover.

Monitoramento de estoque

Uma das tecnologias que auxilia na gestão de estoques é o sistema WMS, e é usado para controlar a movimentação de produtos dentro da empresa. O fluxo de produtos é acompanhado através do código de barras, de dispositivos móveis e de redes locais sem fio. Esse sistema ajuda os profissionais a saber quais produtos estão perto do vencimento, quais estão com estoque abaixo do mínimo estabelecido, os que têm um estoque muito acima do necessário e qual é o melhor posicionamento dentro do armazém.

O pós-transporte

Para a satisfação do seu consumidor, é importante saber a opinião dele sobre seu produto e transporte logo após a encomenda chegar ao destino final. Isso pode ser feito através de um telefonema (em caso de empresas menores e com menos clientes) ou através de um e-mail com um questionário de pesquisa de satisfação. Dessa forma, você estará focando no seu negócio, enquanto o seu operador logístico contratado pela sua empresa deve ter uma atenção especial para a qualidade dos serviços fornecidos buscando melhorias através de indicadores e relatórios de performance para que o nível de serviço acordado atinja os padrões acordados.

A escolha do transporte e do operador logístico vai muito além do armazém ou do caminhão que irá transportar a carga. Levar os produtos em segurança e integridade aos consumidores é de extrema importância para garantir a satisfação deles.

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