O crescimento do mercado digital influenciou diretamente no comportamento do consumidor brasileiro nos últimos anos. Empresas que não estiverem dispostas a corresponder aos desejos e expectativas do público-alvo estão com os dias contados. O novo consumidor, denominado “omnishopper”, propõe uma nova visão de comercialização. É sobre isso que vamos tratar neste post.

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Uma nova visão para o novo consumidor

Bom saber de alguns dados relacionados ao novo cenário:

64% dos brasileiros afirmaram que o lazer foi tirado da lista de prioridades para que o dinheiro seja poupado. 13% estão economizando para quitar dívidas atrasadas. Outro dado relevante mostra que a situação de atenção do consumo é a ida ao ponto de venda. Tais dados são apontados pela pesquisa Mudanças do Mercado Brasileiro, realizada pela Nielsen.

A mesma pesquisa também mostra queda de 4,7% no número de visitas aos pontos de venda em 2014, mas também um aumento do ticket médio em cada visita (5,6%). Isso significa que as compras estão sendo mais planejadas. Na frente, puxando o consumo, estão as classes A e B, diferente dos anos anteriores, onde a maior responsável foi a classe C.

Boas práticas para atender o novo consumidor brasileiro

Apresentação 

Higiene e beleza sempre foram requisitos de promoção e vendas. Mas será que isso tem recebido a devida atenção por parte dos responsáveis de sua empresa? A embalagem de seus produtos, a forma como ele é exposto nos ponto de vendas e a comunicação geral influenciam na compra. A negligência desses fatores pode ser imperdoável na visão do novo consumidor.

Atendimento

Importante destacar que mesmo que sua empresa atue no mercado digital, o aspecto humano em relação ao atendimento jamais deve ser negligenciado. Processos automáticos são bastante eficientes, mas o atendimento personalizado é o que vai fazer a diferença.

Encanto em todas as etapas 

Algumas empresas se preocupam tanto com as vendas que se esquecem que uma nova fase de relacionamento entre marca e cliente se inicia justamente no ato da compra. O pós-venda precisa ser pensado. O encantamento do cliente pelo seu negócio precisa ser mantido após a venda, para que haja fidelização.

Para fechar, destacamos que é preciso haver cuidado especial no planejamento da logística. Afinal, sem o devido armazenamento dos produtos e a preparação dos funcionários para atender altas demandas, fica difícil suprir os desejos e oportunidades do novo consumidor. Da mesma forma, a pontualidade nas entregas e a velocidade de reposição nas gôndolas são aspectos fundamentais para a satisfação do novo consumidor brasileiro.

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Você identifica mais alguma boa prática e gostaria de compartilhar com a gente? Deixe um comentário! Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

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