Armazenagem, Dicas, Projeto Logístico,

Como escolher o melhor layout de armazenagem?

A área de logística é essencial para qualquer tipo de negócio. Quando bem gerenciada garante uma maior lucratividade, pois consegue conquistar inteligência na compra, na estocagem e na venda.

O sistema de armazenagem, portanto, é um dos primeiros pontos a ser considerado dentro deste universo. E, dentro de uma infinidade de cuidados, o layout de armazenagem se destaca.

Há uma pluralidade de tipos de layout de armazenagem, cada um voltado para um perfil de negócio, de produtos e que pode se adequar à realidade. A seguir, veja os tipos de armazenagem mais comuns:

1. Flow Rack

O Flow Rack nada mais é do que uma prateleira especial na qual existe uma certa inclinação para que os volumes possam deslizar com mais facilidade.

Não é todo produto que pode ser armazenado desta forma, ele é geralmente indicado para volumes mais leves e resistentes.

A maior vantagem deste sistema é que as caixas vão se movimentando sozinhas, deixando no fundo o espaço livre para a colocação das novas. Ajuda na saída de materiais, sempre do mais antigo para o mais novo.

2. Porta Paletes

Neste sistema, estruturas de aço possibilitam a verticalização dos estoques. É preciso utilizar empilhadeiras adequadas para retirar e incluir novos pacotes. É ideal para cargas bastante pesadas e grandes; por isso, também necessita de uma boa área para movimentação dos equipamentos com segurança.

3. Mezanino

Um dos tipos de armazenagem mais comuns, o mezanino permite um maior aproveitamento do espaço sem a necessidade de paletes ou equipamentos. Nada mais é do que a instalação de um segundo andar.

4. Sistema carrossel

Espécie de sistema criado para que as prateleiras girem, facilitando a retirada de volumes e a inserção de novos. Vale para qualquer tipo de produto e podem ser feitos sob medida.

5. Racks

A utilização de estruturas de metal resistentes, capazes de aumentar a capacidade de armazenamento e ainda garantir a proteção dos volumes. Um sistema prático e que pode ser aplicado nos mais diversos tipos de estoques.

O layout de armazenamento e o Sistema WMS

O sistema WMS é, sem dúvida, um dos métodos mais inteligentes para uma gestão do layout de armazenagem. É a sigla para o termo em inglês Warehouse Management System, que pode ser traduzido para Sistema de Gerenciamento de Armazém.

Não consiste, portanto, em um tipo de layout físico mais de uma forma de gerenciar tudo com mais inteligência e eficiência. Ele se adapta aos mais diversos tipos de armazenagem e garante minimizar erros e agilizar a operação de uma forma surpreendente.

Permite a automatização de processos e repensa o espaço de forma a otimizá-lo, controlando as reposições, movimentações e até inventário.

Para que o sistema WMS funcione, todas as informações precisam ser precisas, alinhadas e a alimentação deve ser constante.

Além do layout de armazenagem em si, outro cuidado para uma logística inteligente é adequar a quantidade de docas para recebimento e expedição de acordo com a necessidade.

Este planejamento permite garantir mais agilidade na entrada e saída e evita desperdícios, perda de materiais e falhas. Ou seja, tudo que é necessário para melhorar a forma como seus produtos chegam aos seus clientes.

É tudo que o mercado precisa. Afinal, em um mundo cada vez mais competitivo, diferenciais que envolvem a agilidade de entrega e uma gestão de estoques mais inteligentes, pode ser o que faltava para melhorar os resultados de uma empresa, ou deixá-la para trás.

E aí? Como a sua logística está trabalhando atualmente? Seu Operador Logístico possui os sistemas necessários e as docas para garantir o melhor resultado?

Sua lucratividade e o uso inteligente dos recursos dependem diretamente deste tipo de estrutura. Portanto, é chegada a hora de avaliar estes detalhes mais de perto.

Aqui na Apoio Logística, empresa do grupo Enar, estamos sempre atentos às últimas novidades e tendências da logística; por isso, podemos oferecer aos nossos clientes o que há mais eficiente no mercado.

Possuímos um armazém coberto de 100.000m² e 50 docas para garantir uma movimentação perfeita, tanto de entrada de materiais quanto de saída. Além disso, tudo é organizado e gerenciado por um sistema WMS robusto e atualizado.

Isso garante o armazenamento perfeito e uma movimentação ideal para produtos dos mais diversos tipos. Também possuímos um atendimento diferenciado e atenção total às necessidades de cada um de nossos clientes.

Teremos muito prazer em mostrar como isso será possível, usando a melhor tecnologia e contando com 29 anos de expertise no segmento. Quer conferir como isto funciona na prática? Entre em contato comigo agora no telefone (11) 95475-6465 ou pelo e-mail osmar.vinci@grupoenar.com

0