Armazenagem, Logística Interna, Projeto Logístico,

Como fazer um inventário de estoque em 6 passos simples

Se sua empresa trabalha com estoques, uma das tarefas mais importantes para ela é o levantamento do estoque físico, procedimento também chamado de inventário de estoque ou contagem de estoque. O objetivo deste procedimento rotineiro para as empresas é conferir os valores que estão registrados nos sistemas de controle com o que está fisicamente presente.

Parece simples, ainda mais no início das atividades, quando sua estrutura ainda não é tão grande nem complexa. Mas com o passar do tempo, o negócio vai ganhando corpo, a contagem parece que nunca tem fim e, pior ainda, quando você finalmente consegue finalizá-la e confere com o sistema eletrônico da empresa, os números nunca são iguais. Por isso, separamos sete passos infalíveis e, facilmente praticáveis, para deixar o procedimento de inventário de sua empresa algo mais simplificado.

Passo a passo simples de como fazer um inventário

Passo 1:  Identifique a hora perfeita para a realização do inventário

Evite a realização da contagem dos seus estoques em horários com grande movimento de entrada ou de saída de mercadorias. Isso não só atrapalha, mas inviabiliza a contagem, pois produtos já contabilizados devem sair e então, outros novos serão contados. Esse desencontro resulta em contagens duplas, por exemplo.

Lembre-se que as grandes redes varejistas sempre fecham as portas para contagem dos seus estoques. Então por que fazer diferente? Faça aos finais de semana ou feriados prolongados. Os resultados serão excelentes e obtido muito mais rapidamente.

Passo 02 – Organize o seu espaço antes da contagem 

Um setor de estoques organizado faz com que o trabalho de contagem flua mais rapidamente. Os números serão confiáveis e você poderá até deixar o local de inventários mais limpo, o que facilitará para todos.

Passo 03 – Faça a identificação dos espaços, catalogando-os

Faça não somente o seu trabalho ser facilitado, mas também os futuros. Com prateleiras ou espaços de armazenamentos catalogados, a contagem ou de auditoria ficarão muito facilitados futuramente.

Passo 04 – Faça uma contagem minuciosa

Identifique visualmente item por item. Se forem caixas, procure pegá-las uma a uma, pois o peso pode ser diferente e você não enxergará isso. Garanta a qualidade dos seus produtos.

Passo 05 – Se possível, faça uma recontagem

Nem sempre esse procedimento será possível, ainda mais sem ajuda de recursos eletrônicos para tal. Mas se puder, faça uma recontagem para garantir que o seu sistema represente, de fato, o que está fisicamente guardado. Este procedimento ainda previne falhas humanas

Passo 06 – Detalhe ao máximo os seus itens

Quando alguns produtos são muito semelhantes, é importante que eles sejam bem diferenciados uns dos outros. Isso evitará problemas como a falta de estoque, sendo que em seus sistemas era apresentada a disponibilidade do mesmo.

Com estas etapas realizadas, você sempre estará tranquilo em relação ao seu inventário de estoque, tanto em quantidade quanto em qualidade. E o procedimento de contagem de estoque não será mais um momento de dificuldade e, sim, apenas mais uma tarefa rotineira.

Quer saber mais sobre a gestão do seu negócio?Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

 

0

14 Comentários

Gileno

setembro 26, 2017

Gostei …. Muito eficaz.

Responder

Osmar Vinci Filho

outubro 13, 2017

Obrigado, abraços.

Responder

Gustavo Rosse

dezembro 27, 2017

Legal

Responder

Jose Nunes da Silva

Janeiro 1, 2018

Bom dia!!, de obter um formulário específico para fazer o meu inventário, é possível?? agradeço,

Nunes

Obrigado,

Responder

Jose Nunes da Silva

Janeiro 1, 2018

Gostaria de obter um formulário para inventário

Responder

Osmar Vinci Filho

Janeiro 3, 2018

Já respondido, um abraço.

Responder

Osmar Vinci Filho

Janeiro 3, 2018

Jose Nunes, bom dia.
Este formulário pode ser adquirido no mercado.
Segue um link de um gratuito disponibilizado pela Microsoft: http://bit.ly/2ClwsVm
Um abraço, Osmar

Responder

ANTONIO JOSE AZAMBUJA

Maio 1, 2018

O passo numero 6 é muito importante para inventários futuros. Parabéns pelo post.

Responder

Osmar Vinci Filho

Maio 2, 2018

Obrigado Antonio. Um abraço.

Responder

Silvia Letícia carrijo

Maio 2, 2018

O inventário sempre me deixou intrigada. É tão importante é não tem tanto amor quanto deveria.
O que mais vejo pecar é a equipe de inventário. Chama TDS funcionários pra fazer a maioria já chega querendo ir embora. E no final eu continuo tento o mesmo furo e ficando sem entender o que foi apurado.
Investir em uma equipe seria um retorno tb.

Responder

Osmar Vinci Filho

Maio 2, 2018

Silvia, obrigado pelo comentário. Para todas as equipes de trabalho tem que ter direcionamento e motivação. Um abraço.

Responder

Marcia Argiles Sanchez Azoubel

Maio 2, 2018

Silvia, uma coisa que ajuda muito é colocar pessoas que conhecem o material para contar o material. Principalmente nos inventários anuais …
Por exemplo: material elétrico inventariado pelo pessoal de elétrica; material de mecânica inventariado por pessoal de mecânica, e assim sucessivamente. Em paralelo, se possível colocar aprendizes para acompanhar e realizar os inventários mensais…

Se for matéria-prima a granel, ai muda tudo… ai precisa fazer arqueação, verificar densidade do material estocado,…

Responder

Osmar Vinci Filho

Maio 3, 2018

Marcia, obrigado pela sua contribuição. Um abraço, Osmar.

Responder

Tania Coimbra

Maio 20, 2018

Olá amigo,

Nunca participei de um inventário mais com certeza é de grande valor essas dicas de organização. Me senti até capaz de participar de um inventário.

Abraços.

Responder

Deixe uma resposta