Uma consultoria logística pode mudar a maneira que a sua empresa trabalha com a compra de matérias primas e a distribuição de produtos acabados. Através de uma consultoria, possíveis problemas são evitados e o processo se torna mais eficiente. A consultoria passa por fases de entendimento do cenário atual, dos riscos do processo, criação de controles e sugestão de melhorias.

Verificação do cenário atual

Um dos primeiros trabalhos do consultor é entender como a logística da sua empresa funciona no estado atual. Para que seja possível um entendimento completo, o consultor pode pedir entrevistas com o time de logística e solicitar dados e informações para poder desenvolver um diagnóstico seguro e muito realista da empresa.

Riscos e controles

Após a conclusão do diagnóstico, serão apontados alguns riscos normais do processo e também alguns pontos que podem ser melhorados. Por exemplo, pode haver o risco de um frete ser contratado sem aprovação de pessoa responsável. Para isso, é necessário criar uma política de aprovações.

Outro risco que pode haver na parte logística da empresa é a não realização de uma quantidade de orçamentos mínima necessária antes da finalização do contrato. Nesses casos, um analista de logística pode escolher um fornecedor de transporte por motivações individuais, sem obedecer os padrões de seleção de fornecedor.

Uma vez apontados todos os riscos, deve-se criar controles para que os riscos não ocorram novamente. Por exemplo, uma pessoa deve ficar responsável por ver se todas as cargas contratadas tiveram no mínimo três orçamentos antes do contrato. Outra pessoa pode assegurar que transportadoras que não cumprem os prazos sejam penalizadas com um tempo sem a contratação de fretes e assim por diante.

Criação de políticas

Uma das políticas que deve ser criada – ou reformulada, caso esteja propícia a falhar – é a de aprovações. Essa política contém informações de quem é a pessoa adequada para aprovar fretes de valor baixo, valor médio e valor alto. A criação desse tipo de política dificulta fraudes na contabilidade da empresa.

Proposição de um cenário futuro

Com o entendimento do cenário atual, são feitas propostas para a melhoria dos processos e isso se dá através da geração de um pacote de direcionamentos gerado pela consultoria. As melhorias podem estar relacionadas a seleção de transportadoras, implementação de programas logísticos, melhoria operacional dos estoques, etc. Um operador de logística experiente, que já teve muitos anos de prática no ramo, pode auxiliar na apresentação de soluções, pois já conhece muito bem a área que atua.

A consultoria logística auxilia na reestruturação da área de logística da empresa. Através dela, é possível reduzir custos, garantir a robustez dos processos e aumentar a qualidade nas atividades relacionadas à área.

O consultor logístico é a pessoa que traz uma visão de fora da empresa para que melhorias ocorram. Muitas vezes, as rotinas se tornam tão automáticas que os funcionários não percebem que algo pode estar sendo prejudicial para a empresa; nessa hora, apenas um olhar especializado pode propor melhorias e auxiliar a empresa a subir seu patamar.

Entendeu melhor o que uma consultoria logística faz? Ficou interessado? Entre em contato conosco para receber uma proposta!  Queremos levar toda esta experiência para dentro de sua empresa. Entre em contato comigo agora: Whatsapp 11 99151-9788 ou contato@osmarvincifilho.com.br. Abraços.

Contribuição: Hernani José Roscito – MENDES DE ALMEIDA & ROSCITO CONSULTORIA

0