Dicas, Logística Interna, Logística Promocional, Projeto Logístico,

Como otimizar as operações logísticas conforme a sazonalidade.

Para não enfrentar atrasos em sua operação, é imprescindível criar estratégias. A logística precisa ser simples e eficaz durante todo o ano para manter seu negócio funcionando. Em algumas datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia das Crianças ou Natal, os esforços são redobrados e exigem ainda mais planejamento para acompanhar a demanda e saber como otimizar as operações logísticas.

As operações logísticas precisam ser otimizadas e devem trabalhar com alta performance. Falhas nestas épocas não podem ocorrer, já que podem colocar a perder todo o investimento e planejamento.

Acompanhe as dicas a seguir e ganhe competitividade!


Antecipe suas operações logísticas

Planejamento é o que conduzirá sua operação em épocas de grande procura por determinados produtos. Antecipe estas demandas para se tornar eficiente, manter seus estoques abastecidos e cumprir suas entregas. Acompanhe o desempenho atual do seu empreendimento e crie uma projeção sobre o acréscimo de suas vendas nas datas comemorativas. Dessa forma, será possível identificar qual o volume de produtos será consumido e com que frequência seu estoque deve ser renovado.

Operações logísticas que trabalham com antecipação de demanda garantem o atendimento de seus clientes, fornecendo os produtos sempre que necessário, sem furos de cronograma ou atrasos na entrega. Sempre recorra aos relatórios dos anos anteriores para fazer suas projeções. Evitar a escassez e o declínio nos serviços fideliza as empresas que já são clientes e atrai novas!

Determine um plano de ação infalível

Com o intuito de evitar problemas comuns de cada época, elaborar um plano de ação é sempre uma boa saída. Fuja de situações como ficar sem matéria-prima ou produtos acabados que você terá certeza de que seus clientes precisarão. Mantenha o estoque de suas operações logísticas sempre abastecido com o necessário.

Garanta suas entregas e reforce os processos internos, com especial atenção à intralogística (movimentação interna). Dê especial atenção ao picking (separação dos diversos elementos de um pedido de sua posição no estoque) e ao packing (preparação dos contentores para embarque, incluindo verificação, consolidação, pesagem, impressão da lista de conteúdo e construção de embalagens).

Ao reforçar estes processos, a agilidade será alcançada com alta performance, já que as matérias-primas e os produtos serão rapidamente embalados e ficarão prontos para serem entregues sempre que o cliente solicitar.

Não esqueça da segurança

A Páscoa,  o Dia das Mães, a época de Natal e a famosa Black Friday são duas datas comemorativas que causam grande impacto no setor comercial no primeiro semestre do ano. As vendas aumentam consideravelmente e, por consequência, as operações logísticas são afetadas diretamente com esta enorme demanda por produtos e insumos.

Conhecer as principais exigências e características de cada data especial proporciona informações suficientes para incluir a questão da segurança no planejamento. Como nesta época é comum contratar mão de obra temporária, muitas vezes pessoas mal-intencionadas podem se camuflar entre profissionais competentes. Infelizmente, isso pode acarretar em ações criminosas, como o roubo de cargas.

Evite uma situação dessas tomando cuidado durante a contratação. Procure referências a analise qualificações e experiências anteriores para não cair em uma arapuca. Invista em tecnologias de rastreamento de carga e assegure a vida do motorista e a entrega dos produtos.

Ficou com alguma dúvida? Então, escreva-a nos comentários para que possamos ajudar! Quer conferir como isto funciona na prática? Entre em contato pelo número (11) 95475-6465 ou pelo endereço osmar.vinci@grupoenar.com.br

0

4 Comentário

Ulisses Fernando Fahl

fevereiro 17, 2018

Excelente artigo Osmar.
Gostaria de reforçar o quesito segurança, não apenas relacionado à mão de obra pois devemos ter muito cuidado e atenção mesmo sobre a origem das pessoas. Infelizmente existem pessoas/grupos que se aproveitam desta epoca para “furtarem/roubarem” produtos dentro do estoque ou até mesmo nas rodovias.
Quero também enfatizar a segurança no trabalho, pois com alto volume é normal aumentar a pressão sobre entregas, velocidades na operação e até alto numero de horas extras, o que poderá gerar acidentes de trabalho devido cansaço dos operadores, desrespeitar normas internas de segurança no trabalho. Cobrança por resultado é normal e deve ser feito sim, mas tudo tem seu limite

Responder

Osmar Vinci Filho

fevereiro 19, 2018

Obrigado Ulisses

Responder

Gilmário Pereira

junho 10, 2018

Excelente artigo. Parabéns !

O planejamento sempre será o coração de toda a Logística.

Fazendo sempre um planejamento eficiente e eficaz toda a empresa terá os melhores retornos.

Um grande e fraterno abraço !

Responder

Osmar Vinci Filho

junho 13, 2018

Obrigado, abraços.

Responder

Deixe uma resposta