Armazenagem, Logística Interna, Projeto Logístico,

Como ter uma boa gestão de indicadores logísticos?

Indicadores logísticos são métricas de aderência, acurácia, eficiência e produtividade, auxiliando na busca por qualidade e assertividade. As métricas servem como feedback para as áreas, de forma a melhorarem seu serviço. Os indicadores se tornaram importantes para a indústria e prestadoras de serviços na década de 80 e foram fundamentais para a busca de qualidade total. Na área de logística, os indicadores podem ser utilizados por vários níveis, como por exemplo, auxiliares de conferência ou embalagem, auxiliares administrativos, gerentes e diretores.

O que são indicadores logísticos?

Os indicadores logísticos de desempenho mostram de forma quantitativa a performance de uma organização em relação aos seus objetivos. Também pode-se medir esse indicador em relação ao benchmark. Tudo que pode ser gerenciado pode ser medido através de indicadores e, através desses números, é possível concluir se o nível de serviço está melhorando ou piorando em algum aspecto com o passar dos meses. Além disso, a missão e visão da empresa podem ser comunicadas ao nível operacional através de indicadores. Quando a diretoria sugere que o indicador de tempo de espera por um produto pelo cliente diminua, o que a empresa busca é ter um melhor atendimento ao cliente, por exemplo.

Indicadores são diferentes de métricas comuns pois devem conter um valor estratégico. As métricas apresentam apenas uma medida de desempenho, tendo como objetivo sempre prevenir qualquer risco na cadeia logística.

O que um bom indicador deve ter?

Refletir o valor estratégico da empresa

Isso significa que essas medidas devem ser utilizadas de forma a se aproximar da visão futura da empresa. Esses valores podem estar ligados a qualidade do produto, rapidez de entrega e satisfação do consumidor, entre outros.

Ser definido pela equipe executiva

É tarefa do time estratégico buscar concretizar os sonhos da empresa. Os executivos, em reuniões de planejamento, devem decidir como mensurar o desempenho de todas as áreas, para acompanhar de forma rotineira se a companhia está melhorando.

Troca de conhecimento

Apesar de qualquer organização ser planejada ao nível executivo, os objetivos da empresa também precisam ser entendidos a nível operacional. Ou seja, cada trabalhador deve entender o que deve fazer para que a empresa chegue mais perto do seu objetivo.

Devem ser facilmente compreendidos

De nada adianta criar indicadores que ninguém entenda. Além disso, é preciso que o time de comunicação tente espalhar mensagens positivas sobre os indicadores para que todos entendam que eles servem para melhorar a empresa.

Velocidade e agilidade

Atualmente o uso da tecnologia nos possibilita aumentar a velocidade de picking no armazém, termos uma gestão entregas em tempo real e tudo isto nos permite aumentar a velocidade de reposição na gôndola e chegarmos a frente da concorrência.

Quantos indicadores são necessários?

Devido à complexidade, sugere-se que sejam implementados entre três e cinco indicadores por pessoa ou por micro área. Excesso de indicadores pode interferir na visão como um todo do desempenho. Os indicadores podem ser feitos em várias categorias: onputs, processos, outputs e resultados. Também é importante procurar por essas categorias na hora de criar indicadores para cada área.

Criar indicadores por área e por pessoa de maneira correta auxilia no bom gerenciamento. Mostrar a realidade da empresa e projetar seu rumo é essencial para que o nível gerencial estabeleça formas de superar desafios e de melhorar a qualidade do trabalho.

E você, o que pensa a respeito desse assunto? Deixe o seu comentário!Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

0

13 Comentário

Lucas Alexius

julho 2, 2017

Boa noite!
Conteúdo muito bem elaborado e desperta uma espécie de curiosidade para leitores que procuram esse tipo de conteúdo.

Responder

Osmar Vinci Filho

julho 12, 2017

Obrigado Lucas. Sucesso, abraços.

Responder

Clemilson Joaquim da Silva Filho

agosto 15, 2017

Boa noite!
Conteúdo muito bom mesmo, muito interessante, para quem trabalha com indicadores é sempre bom ler artigos como este e se atualizar. Osmar, se você puder me enviar alguns artigos e gráficos eu lhe agradeço, faço muito controle de Indicadores de Absenteísmo. Obrigado!

Responder

Osmar Vinci Filho

agosto 29, 2017

Clemilson, obrigado pelas palavras. Não tenho gráficos para enviar, quantos aos artigos estão todos no Blog, coloque o tema e clique em pesquisar. Um abraço.

Responder

Jacqueline Lira

agosto 19, 2017

Boa tarde!
Apresentar Indicadores é bem delicado mas essencial para o gestor. Gostei da postagem e vou continuar te acompanhando.Gosto demais desse tema e tudo que envolve a logística interna e seus controles.

Responder

Osmar Vinci Filho

agosto 29, 2017

Jacqueline, obrigado. Um abraço,Osmar.

Responder

Jonas Colares

agosto 24, 2017

Excelente. Prático e objetivo.

Responder

Osmar Vinci Filho

agosto 29, 2017

Jonas, obrigado. Um abraço.

Responder

Osmar Vinci Filho

agosto 29, 2017

Jonas, obrigado pelas palavras.

Responder

Ademir Pauli

setembro 14, 2017

Olá Osmar,

Excelente conteúdo. Tenho bastante interesse nesta área, principalmente relacionada a gestão de Operadores Logísticos. Aproveito para questionar se vc têm algum livro desta área para indicar??
No mais sucesso, e um abraço… continuarei acompanhando!!

Responder

Osmar Vinci Filho

setembro 18, 2017

Ademir, boa tarde. É importante verificar quais indicadores se adaptam à sua organização. Voce consegue bastante material no meu blog e na internet. Um abraço, Osmar

Responder

Osmar Vinci Filho

outubro 13, 2017

Olá Ademir. Como vai? Os indicadores estão muito alinhados ao seu trabalho e no caso se voce for um operador logístico os indicadores tem que atender as necessidades dos seus clientes. Não tenho nenhum livro em específico para indicar, na própria internet tem bastante materiais gratuitos. Abraços.

Responder

Iranice Martins

maio 28, 2018

Parabéns pela matéria! Com ela, o assunto ficou mais claro.

Responder

Deixe uma resposta