O transporte dedicado, como o próprio nome já diz, é o serviço no qual o operador logístico dedica um veículo a uma determinada empresa. Além dela poder usar este veículo para transportar apenas suas cargas, sem precisar compartilhá-lo com outras organizações, ainda pode personalizar a sua carroceria, com o seu logotipo ou os produtos que vende no mercado.

A seguir, mostraremos algumas vantagens do transporte dedicado. Confira quais são elas:

Permite que a empresa transporte apenas as suas cargas

Algumas empresas não podem compartilhar veículos, devido à natureza dos produtos que disponibilizam no mercado. Companhias que vendem frutas, por exemplo, não podem transportá-las em um veículo com produtos de limpeza de outra empresa. Da mesma forma, grãos de café não podem ser transportados juntamente com fertilizantes. Nos dois casos, as cargas perecíveis correm um grande risco de serem contaminadas.

O transporte dedicado resolve esse problema, permitindo que a empresa transporte apenas as suas cargas, o que evita que elas entrem em contato com mercadorias de outra natureza e percam as suas características originais. No transporte dedicado, a empresa também tem a possibilidade de transportar mais cargas num único veículo, o que diminui o número de caminhões necessários para transportar um grande pedido.

Atende melhor às necessidades das mercadorias

Nenhuma carga é igual. Cada uma tem suas próprias características e requer uma iluminação, ventilação, temperatura, etc, diferentes no decorrer do transporte. E um só veículo não é capaz de atender às exigências de várias cargas diferentes, a não ser que elas tenham uma natureza muito parecida. Não podemos nos esquecer da questão da fragilidade, que é uma das principais preocupações dos gestores.

Se um mesmo veículo transporta, por exemplo, peças de madeira (que não são tão frágeis) e taças de vidro (que são extremamente frágeis), os responsáveis terão que lidar com dois tipos de carga diferentes, o que poderá dificultar os processos de carga e descarga e aumentar as chances de algum dano ocorrer. O transporte dedicado, além de atender às necessidades das mercadorias, também evita danos, principalmente em cargas frágeis.

Auxilia na divulgação da marca e de seus produtos

Operadores logísticos geralmente possuem frotas com carrocerias personalizáveis. Isto possibilita que as empresas que contratam o serviço de transporte dedicado personalizam as carrocerias com o seu logotipo, a foto de seus produtos e seu e-mail ou telefone de contato, por exemplo. Isto auxilia bastante na divulgação da marca, pois o veículo realiza todo o trajeto expondo-a nos locais em que passar.

O trajeto que ele percorre vai desde a sede da empresa ou o centro de distribuição até o destinatário da carga, que pode ser uma loja, um distribuidor ou um varejista. Com essa divulgação proporcionada pelo transporte dedicado, a companhia consegue atrair a atenção de potenciais clientes e ainda divulgar os produtos para os consumidores finais, o que ajuda a melhorar os resultados das suas campanhas de marketing.

Assertividade nas entregas

Com o transporte dedicado em alguns operadores logísticos voce terá uma gestão de entregas em tempo real o que lhe proporcionará uma maior segurança nas entregas e um melhor planejamento de sua logística de distribuição. Como você pôde perceber, o transporte dedicado oferece uma série de vantagens para as empresas que aderem a ele. Mas assim como os outros tipos de transporte, ele também requer muito planejamento para poder atender às reais necessidades da organização. E para fazer esse planejamento de forma assertiva, é importante que a empresa conte com o apoio de um consultor logístico especializado.

Viu só quantas vantagens o transporte dedicado gera para as empresas? Se tiver ficado com alguma dúvida sobre ele, basta deixa um comentário! Quer conhecer como funciona a nossa logística? Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

 

0