Dicas, Projeto Logístico,

Descubra se você tem o perfil para trabalhar com Logística

O profissional de logística trabalha de uma forma muito ampla em qual quer empresa, podendo assumir funções como: analista de compras, analista de estoque, analista de movimentação e armazenagem, analista de distribuição e transporte, ou seja, em qualquer posição dentro da cadeia logística que vai desde o desenvolvimento de fornecedores de matéria prima e insumos passando por toda a operação da empresa e indo até o contato com clientes. O profissional para trabalhar com logística tem que conhecer o fornecedor do meu fornecedor e o cliente do meu cliente.

 

1 – O profissional de logística possui qualidades diferenciadas

Um bom profissional de logística é uma pessoa dinâmica até pela complexidade que a área possui, busca desafios, proativa, determinada, com facilidade de comunicação em virtude da logística se integrar com praticamente todas as áreas da empresa, interagir com os seus pares e superiores, comunicar com os clientes sendo o inglês essencial nesta área. O mesmo deve estar sempre , disposto a trabalhar em horários alternativos, sempre interessado no funcionamento das outras áreas da empresa sendo a pessoa ideal para atuar no setor de logística de fábricas, distribuidoras, atacadistas e varejistas do país.
O especialista em logística é responsável pela administração de materiais e recursos usados em uma empresa. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo, comunica-se com fornecedores e clientes e opera também sistemas eletrônicos.

2 – As formações mais buscadas para esta área

Anteriormente na logística trabalhavam mais administradores e engenheiros, porém atualmente já existem cursos universitários, tecnólogos e pós-graduação específicos da área de logística oferecidos por entidades conceituadas.

3 – O mercado é bem receptivo

O mercado tem se mostrado com grande carência de profissionais qualificados. Vagas para cargos mais elevados tem tido dificuldades de preenchimento, obrigando muitas vezes a empresa investir em treinamento interno para qualificação da equipe.

Pesquisas mostram que cada vez mais a logística ganha espaço dentro das empresas, com departamento ou diretoria própria, principalmente nas empresas de médio e grande porte.
Logística tem sido cada vez menos somente uma atividade operacional, passando a ter uma importância estratégica nas empresas. O profissional de logística atualmente é melhor remunerado, ocupa cargos de média e alta gerência e tornou-se bastante capacitado.

Nos operadores logísticos estes profissionais tem o objetivo de usar os espaços de armazenagem da melhor forma possível, planejar o transporte dos produtos dos clientes, tudo de forma rápida, com custo baixo e regido por uma gama de indicadores de performance operacional tornando-se assim profissionais altamente qualificados com uma ampla visão da área de logística.

Com o mercado aquecido devido ao crescimento da economia, profissionais formados em administração, economia e engenharias em geral são procurados para as área de projeto logístico.

Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

 

3

6 Comments

WELLINGTON CESAR GAIA

janeiro 8, 2016

Excelente artigo, em qualquer cenário, principalmente os mais competitivos o profissional de logística / SC ou operações faz a grande diferença. Em um mercado cada vez mais complexo, em constante mudança a otimização de custos, projetos estruturantes e inovação por ser o direcionador de sobrevivência do negócio. Formação, mobilidade e foco em resultados completam um profissional cada vez mais estratégico em qualquer organização.

Responder

osmarvincifilho

janeiro 8, 2016

Grande Wellington, boa tarde.
Obrigado pelas palavras.
Feliz 2016
Um forte abraço.

Responder

Jacqueline Lira

novembro 5, 2017

O profissional de Logística é essencial mesmo.
Como é bom ler seus artigos.
De uma certa forma levanta minha auto estima .
Sou especialista em logística e me orgulho disso, mas por ser mulher tenho encontrado dificuldades de recolocação no mercado.
Mas amo o que faço e eu não vou desistir da área.
Um forte abraço.

Responder

Osmar Vinci Filho

novembro 9, 2017

Jacqueline,
Obrigado pelas suas palavras.
Continue com fé em Deus.
Um abraço

Responder

Karen Souza

novembro 22, 2017

Belos artigos, estou iniciando o tecnólogo em logística e fiz a escolha devido o fato de estar atuando na área a três anos, então decidi me especializar.
Muito informativo seus artigos, tem sido de grande ajuda e muito esclarecedor.
Obrigada!

Responder

Osmar Vinci Filho

novembro 29, 2017

Fique a vontade para ler. Um abraço.

Responder

Leave a Reply