Dicas, Projeto Logístico, Transportes,

Não sabe como encontrar os melhores fretes? Essas dicas vão te ajudar!

Você já sabe como encontrar os melhores fretes? Aqueles que irão proporcionar ao seu negócio a melhor relação custo-benefício? A importância de um bom serviço de logística reflete não só no lucro do seu negócio, mas também na imagem da sua empresa, uma vez que tudo você precisa é de uma empresa pontual e que faça suas entregas com segurança. Para isso, a organização é algo necessário não só para a administração de uma empresa, mas também pode auxiliar em como lidar com transportadoras. Monte planilhas detalhadas com as suas principais características, ou seja, tipo de material que será transportado, prazos para transporte, valor médio do ticket entre outras características. Os seus valores para fretes serão definidos de acordo com a tabela de fretes, mas também de acordo com suas necessidades, assim organização é primordial. Agora vamos entender como encontrar os melhores fretes.

Separe as cargas por diferentes tipos de frete

Após organizar e entender quais são as suas necessidades, você já pode ir para outra etapa que é separar os seus tipos de frete. De forma bastante básica, existem duas categorias de fretes: os que sua empresa paga na aquisição de mercadorias, também conhecido como inbound e o segundo tipo é aquele que você terá ao enviar os seus produtos ou mercadorias, o outbound.

Esta separação é necessária no bom entendimento do seu negócio e para que você, ao saber exatamente quanto paga em cada uma das categorias, possa ao escolher uma transportadora e  embutir estes valores no valor final de seu produto.

Faça uma boa pesquisa

Não limite a sua pesquisa, busque várias transportadoras, peça orçamentos e analise detalhadamente cada um deles fazendo o cruzamento entre o que você precisa e o que a empresa oferece de valores para transporte, bem como de diferenciais que levarão a sua empresa a fechar negócio. Procure aliar não só o custo mas também os benefícios que uma determinada transportadora pode oferecer.

Muitas vezes, o preço dos fretes é tabelado, mas entenda que o tempo empregado em uma pesquisa é um investimento e não simplesmente tempo jogado fora, já que podem existir diferentes tipos de cobrança: por quilo, unidades ou ainda por cubagem e diferentes tipos de serviços, ou seja, a qualidade poderá variar. Verifique tudo o que pode ser cobrado na forma de taxa extra.

Procure negociar ao máximo

Após encontrar uma transportadora adequada, procure negociar, pergunte por descontos diferenciados para fechamento de contrato por exclusividade ou ainda de acordo com o volume de suas operações. Não demonstre que você tem poucas opções, já que isso poderá influenciar de forma negativa para a sua negociação.

Peça as tabelas de frete

A tabela de frete é um elemento essencial e que irá facilitar a sua compreensão sobre como ocorrerá e como estão discriminados os valores para fretes. Esta tabela poderá ajudar a sua vida, além de possibilitar, no caso de leilões de frete, a compreensão de qual será o valor final cobrado. A busca por soluções eletrônicas que comparem estas tabelas e lhe mostrem qual a melhor opção também é indicada para conseguir o melhor frete.

E você usa alguma tática para encontrar os melhores fretes? Quer saber um pouco mais sobre como lidar com transportadoras e conseguir o melhor frete? Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

1

4 Comments

Osmar Vinci Filho

julho 5, 2016

Obrigado, um abraço.

Responder

Entenda como funciona a logística de distribuição – Ambiente Logística

junho 2, 2018

[…] rapidez nas operações e aumentando o controle financeiro e de qualidade. Empresas que fazem a gestão de frete conseguem controlar todo o ciclo de contratação de transportes, que inclui a cotação e […]

Responder

Osmar Vinci Filho

junho 13, 2018

Obrigado pela contribuição. Abraços.

Responder

Como funciona uma logística de distribuição? - Blog Inovação

julho 2, 2019

[…] rapidez nas operações e aumentando o controle financeiro e de qualidade. Empresas que fazem a gestão de frete conseguem controlar todo o ciclo de contratação de transportes, que inclui a cotação e […]

Responder

Leave a Reply