Logística Interna, Projeto Logístico,

O que considerar no seu planejamento de demanda?

Planejar corretamente a demanda não é tarefa fácil, uma vez que é essencial entender o cenário exterior. Com o maior desenvolvimento da área de informática, as empresas começaram a ter um maior controle sobre suas demandas e prever tendências para o próximo período. Além disso, é necessário realizar um gerenciamento da demanda que seja capaz de integrar vários processos organizacionais. Com essa análise, é possível diminuir estoques ao mínimo necessário, evitando desperdícios e altos custos de manutenção, isto serve para a sua empresa que está

O que é fundamental analisar no planejamento de demanda?

  • Porção do market share
  • Periodicidade de compras
  • Previsão de crescimento de receita
  • Quantidade de matéria-prima por produto
  • Planejamento de vendas
  • Poder de influenciar o mercado

Auxílio de um software

Algumas empresas utilizam um software para auxiliar no planejamento da demanda. Um software eficaz faz um cálculo que inclui a periodicidade, a localidade e a forma que a demanda por matéria-prima é realizada. Com esses dados, é possível criar uma previsão de demanda com base no crescimento de rendimentos e lucros esperados para o período seguinte. Um ERP adequado pode auxiliar a empresa na gestão de pedidos e, com isso, gerar informações para o planejamento de demanda.

Utilizar a gestão em cadeia

A gestão de cadeia primeiramente era realizada por áreas e depois era interligada. Atualmente, a produção é pensada como um todo e o planejamento em cadeia é feito de forma integrada. Esse processo deve ser realizado através de análises de otimização e dos fluxos de trabalho.

Revise e aceite os erros

Após realizar um planejamento de demanda, faça um acompanhamento para verificar se a demanda planejada está sendo alcançada mês a mês. Caso o cálculo esteja fora da realidade, é preciso fazer uma adaptação e verificar quais os pontos do planejamento estavam errados. Para isso, você pode criar um indicador de acurácia do planejamento. Ou seja, com o passar do tempo, você terá uma média histórica da assertividade do forecast, permitindo que seja possível conhecer a possível variação no planejamento de demanda.

Desafie a previsão de vendas

Em muitas empresas, o resultado obtido pelo planejamento de demanda é simplesmente aceito e colocado como meta. Porém, em muitos casos, é possível desafiar esse planejamento e buscar aumentar ainda mais as vendas. Com vendas maiores, a demanda por matéria-prima também cresce. É possível desafiar esse número em reuniões do time de vendas com o time de marketing – também conhecido como smarketing (junção das palavras em inglês sales e marketing). Através desse time, pode-se criar propagandas, campanhas de vendas que façam com que os produtos vendam mais e principalmente entender o perfil do seu cliente.

No cenário atual, as empresas que obtêm mais sucesso são as que possuem uma visão estratégica da cadeia de suprimentos. Com as informações corretas sendo colhidas e as análises sendo feitas criteriosamente, as chances de se obter uma visão de cenário futuro que esteja de acordo com a realidade são grandes.

Ficou interessado e gostaria de saber mais sobre esse assunto? Envie suas sugestões de tópicos a serem tratados nos comentários e continue acompanhando o nosso blog! Podemos lhe ajudar? Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

0