Dicas, Logística Interna, Projeto Logístico,

Por que a boa comunicação é a chave para otimizar a cadeia logística?

Dentro de qualquer cadeia logística, existem diversos players envolvidos nas operações, tais como transportadores, expedidores, remetentes e destinatários. Isto sem contar os armazéns e centros de distribuição, que também desempenham um importante papel nos processos logísticos. O grande desafio dos gestores na atualidade é encontrar uma maneira de integrar esses players e otimizar toda a cadeia logística.

Uma das melhores formas deles atingirem este objetivo é melhorando a comunicação. Isso porque, quando transparente e eficaz, a comunicação promovida através de ferramentas tecnológicas pode facilitar a troca de informações importantes e agilizar as tomadas de decisão. No post de hoje, você verá as razões pelas quais a boa comunicação é a chave para a otimização da cadeia logística. Acompanhe:

A importância da boa comunicação para a cadeia logística

As etapas da cadeia são simplificadas e agilizadas

Além de impedir o repasse inadequado de informações relacionadas aos processos, a falta de comunicação dificulta o trabalho dos players e os impossibilita de identificar quaisquer falhas nas etapas da cadeia. E estes problemas, na maioria das vezes, resultam na extensão dos prazos de entrega, no aumento dos custos dos processos e na queda dos índices de satisfação dos clientes que contrataram os serviços.

É por isso que os operadores logísticos devem garantir a boa comunicação entre todos os envolvidos na cadeia, incluindo colaboradores e motoristas, além de tornar os processos logísticos os mais transparentes possíveis. Isto certamente simplificará e agilizará todas as etapas, aumentará a produtividade das equipes e reduzirá o tempo em que as mercadorias levam para serem entregues aos clientes.

Os incidentes são rapidamente solucionados

Por mais que os colaboradores estejam bem treinados e familiarizados com as ferramentas e os maquinários que ajudam a facilitar o seu trabalho, incidentes ainda podem ocorrer. No armazém, uma empilhadeira pode derrubar uma mercadoria enquanto a descarrega de um caminhão ou uma carga com alimentos perecíveis estraga por passar alguns minutos sem receber refrigeração adequada, por exemplo.

Já durante o processo de transporte, os motoristas podem ser obrigados a parar o seu caminhão por causa de uma obra que está acontecendo na estrada ou um acidente que originou um grande congestionamento. Em casos como esses, os players envolvidos devem replanejar todos os processos da cadeia. Mas para isso, eles precisam, antes de tudo, ter conhecimento dos detalhes do incidente.

Quanto mais cedo eles receberem a notícia, mais rapidamente poderão entrar em ação para contornar o problema. Vamos supor que uma fábrica de móveis está aguardando a entrega de uma carga com toras de madeira, mas um imprevisto aconteceu durante o trajeto e o prazo de entrega terá que ser estendido. Se receberem a notícia rapidamente, os gestores da fábrica poderão tomar medidas para evitar interrupções na produção.

Os custos dos processos são drasticamente reduzidos

Ao promover uma comunicação clara e assertiva entre os players, o operador logístico consegue simplificar as operações e resolver rapidamente os problemas. Como resultado, os custos dos processos de transporte e armazenamento são drasticamente reduzidos. Com a minimização dos gastos, o operador pode oferecer preços menores aos seus clientes e utilizar os recursos economizados para elevar a qualidade dos serviços.

Conclusão

Como você pôde perceber, a comunicação clara, transparente e eficiente é a chave para a otimização de toda a cadeia logística. Com ela, a sua empresa pode melhorar a qualidade dos serviços prestados, elevar a satisfação dos seus clientes e, principalmente, alcançar bons resultados. Lembre-se de que, se inadequada, a comunicação pode gerar inúmeros prejuízos para o seu negócio e até colocá-lo para fora do mercado.

Percebeu o quão importante é a boa comunicação para os processos de transporte e armazenagem? Então, aproveite para entrar em contato conosco e saber como podemos ajudar a sua empresa a melhorar a comunicação na sua cadeia logística! Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

1