Terceirizar significa, em um contexto geral, demandar uma tarefa para outra pessoa ou empresa. No segmento logístico, o ato de terceirizar ocorre quando uma companhia opta por repassar suas atividades logísticas a terceiros. No Brasil, esta prática já é uma realidade. Porém, se compararmos a sua taxa de adoção com a de países europeus e norte-americanos, veremos que ainda temos muito o que evoluir e desenvolver neste setor.

Hoje, além de terem que lidar com os desafios da logística externa, os gestores ainda precisam enfrentar os problemas relacionados à logística interna, como altos custos da folha de pagamento, responsabilidades por avarias e ineficiência nas operações. E a terceirização se mostra como uma ótima alternativa para eles driblarem todas estes desafios. A seguir, conheça os motivos pelos quais você deve terceirizar a logística interna da sua empresa.

Aperfeiçoamento dos processos logísticos

Ao terceirizar a sua logística interna, sua empresa poderá ofertar serviços com um nível maior de qualidade e pontualidade aos seus clientes, já que o operador logístico contratado padronizará e otimizará todos os processos de entrega e armazenagem e tratará as devoluções e outras ocorrências de forma imediata. Além disso, seu negócio poderá se beneficiar da redução do tempo do ciclo dos pedidos e melhorar a experiência dos seus clientes.

Além disso, a companhia terceirizada utilizará KPIs (Key Performance Indicators ou, no português, Indicadores de Performance) para medir a performance efetiva da operação e mensurar o desempenho da empresa. Ao contarem com a experiência, sinergia e benchmark que um operador logístico terceirizado pode trazer, os gestores poderão elevar a competitividade do seu negócio e ganhar destaque no mercado.

Redução dos custos com mão de obra

A logística interna requer mão de obra especializada, obrigando os gestores a terem que contratar funcionários, arcar com suas remunerações e se preocupar com documentações trabalhistas e folhas de pagamentos. Mas ao terceirizarem a sua logística interna, eles certamente se beneficiarão da redução de custos relacionados à mão de obra. Além disso, poderão contar com profissionais capacitados, não precisando se preocupar com treinamentos.

Eliminação das responsabilidades por avarias

Muitos funcionários, por não passarem por um treinamento especial para lidar com o manuseio de cargas e equipamentos, acabam aumentando os riscos de avarias no armazém. E quando estas acontecem, os gestores é quem têm que arcar com os prejuízos, tanto financeiros quanto do atraso da entrega do produto. Ao terceirizarem a sua logística interna, eles passam à empresa contratada todas as responsabilidades pelas avarias.

Maior foco na empresa e nos negócios

Ao contarem com o auxílio de um operador logístico terceirizado, os gestores também poderão conduzir sua empresa e seus negócios de forma mais eficaz, já que eles não precisarão se preocupar com as tarefas do armazém que requerem tempo e atenção. Dessa forma, eles poderão se concentrar nas tarefas que realmente importam, tomar decisões com maior rapidez e atingir os resultados almejados.

Melhoria da satisfação dos clientes

O nível de satisfação do cliente sempre foi uma das maiores preocupações das empresas do ramo logístico. Afinal, elas precisam entregar mercadorias no menor tempo possível para agradar os clientes. Daí a importância de se contar com um operador logístico terceirizado para avaliar a performance da empresa, acompanhar os indicadores e desenvolver uma gestão estratégica realmente centrada no cliente.

Conclusão

Ao terceirizar a logística interna da sua empresa, através de um operador logístico com maturidade e comprometimento, você poderá focar nas atividades que realmente trazem valor para os seus negócios. Além disso, você conseguirá gerir a sua logística interna com maior eficácia e, ao mesmo tempo, guiar sua empresa rumo ao crescimento, sem ter que se preocupar com as atividades relacionadas a este processo.

E você, já está contando com um operador logístico terceirizado para otimizar a sua logística interna, reduzir custos e melhorar os resultados da sua empresa? Que outros benefícios você crê que esta terceirização pode gerar? Comente! Quer um diagnóstico gratuito de sua logística interna?Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

 

2