Armazenagem, Projeto Logístico, Transportes,

Por que voce deve utilizar o cross docking agora?

Você que atua no ramo da logística, sabe que a rapidez e a eficiência são algumas das qualidades essenciais para a realização de um bom trabalho. Afinal, quando o assunto é operação logística, questões como transporte e armazenamento fazem toda a diferença, não é mesmo?

Você já ouviu falar em cross docking? Se não sabe ainda o que é isso, esse artigo chegou para você na hora certa.

A importância da utilização do cross docking

Pois então, o cross docking, que também pode ser chamado de distribuição flow-through (através do fluxo), é como a gente chama um tipo diferente de sistema de distribuição. Nesse sistema, quando uma determinada mercadoria é recebida, ela então é redirecionada sem uma armazenagem pré-estabelecida.

Talvez você possa estar se perguntando: “Mas será que esse sistema vale pena?”
Sim, o cross docking vale muito a pena, pois ele possibilita uma melhor redução de tempo nas operações logísticas e maior velocidade de reposição do seu produto no mercado. Para facilitar mais a explicação, o fato é que no cross docking a mercadoria que é recebida em um armazém ou em algum determinado centro de distribuição não é estocada. Isso mesmo, o produto não fica no estoque como era a prática comum há algum tempo.

No sistema cross docking a mercadoria é preparada para ser carregada e distribuída ao cliente ou consumidor imediatamente. Se não conseguir efetuar a entrega de imediato, pelo menos, ela é feita o mais rápido possível.

Entendeu por que esse sistema tem a vantagem de propiciar a rapidez nos serviços de logística?

É possível afirmar que o cross docking possibilita que aqueles que atuam sendo os responsáveis pelos centros de distribuição possam se concentrar de uma maneira mais precisa no fluxo dos produtos ou das mercadorias e não exatamente na armazenagem das mesmas. Ou seja, possibilitando assim mais agilidade e velocidade para a logística. É ou não é um sistema bastante vantajoso?

Se formos fazer uma comparação entre o cross docking e os métodos mais antigos, concluiremos que ele é bem mais eficiente e prático.

Nos modelos mais tradicionais, as mercadorias chegavam e assim eram guardadas até que os consumidores efetuassem o pedido delas. Ou seja, a produção tinha a tendência de ser armazenada e depois empurrada para o consumidor. Já no sistema de cross docking, você vai perceber que a situação é diferente.

Nele, as mercadorias chegam na medida em que o consumidor já efetuou os pedidos ou está prestes a fazer, essa rapidez é conhecida pelo nome de Just in time. Além disso, no cross docking, as mercadorias são logo processadas e colocadas para envio, não precisando então que seja feito o processo de armazenagem.

Os benefícios de utilizar o cross docking

Como você pode ver, não é por acaso que, hoje em dia, quando muito se fala em agilidade e velocidade de consumo, o cross docking demonstra ser de grande utilidade. Justamente por possibilitar a diminuição das operações de movimentação e também diminuir os níveis de armazenamento, esse método consegue agregar um melhor atendimento para o cliente.

E ainda tem outro benefício que não podemos deixar de mencionar: o cross docking promove uma ampla redução de custos. Veja bem, ao utilizar esse sistema de distribuição, a redução de armazenamento de produtos elimina uma série de gastos relacionados com a estocagem e falta de espaço, evitando até mesmo que produtos sejam danificados. Inclusive os custos com transporte passam a ser evitados. Ou seja, está é mais uma das grandes vantagens desse modelo.

E não dá também para deixar de falar que o cross docking permite uma aceleração na reposição do abastecimento no ponto de vendas, o que é outra questão bastante relevante quando o assunto é logística de mercado.

A implantação do cross docking

Agora, diante das vantagens apresentadas, caso você queira implementar o cross docking nos seus serviços de logística, é preciso levar em consideração alguns pontos, tais como ter uma comunicação eficiente com os integrantes da cadeia de abastecimentos, estar a par de questões importantes, como qual é o tipo de mercadoria e quando ele vai ser recebido, e também a quantidade e o seu destino.

Portanto, para você saber melhor como utilizar o cross docking, conheça o trabalho da Apoio Logística. A Apoio Logística possui uma bastante experiência nesse segmento. Leia também o artigo:  Quer aumentar as suas vendas? Use a logística de distribuição

Viu só quantos benefícios o cross docking pode trazer para a sua empresa? Aproveite para deixar suas dúvidas nos comentários ou entrar em contato conosco para conhecer mais sobre esta incrível modalidade! Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

 

0