Armazenagem, Logística Interna, Projeto Logístico,

Problemas de organização e agilidade na logística? Conheça o KanBan e sua incrível eficácia

Organizar estoques, planejar o transporte e distribuição de produtos e fazer com que os funcionários consigam trabalhar efetivamente são apenas alguns desafios da gestão de logística. Assim, se torna absolutamente necessário encontrar formas efetivas de manter a equipe atualizada e conseguir passar dados de uma maneira simples e rápida pode ajudar na organização e agilidade. Uma alternativa é o KanBan, uma metodologia de organização de fluxo de trabalho japonesa, efetiva e que traz muito bons resultados.

Você já ouviu falar do KanBan? Sabe como ele pode ajudar na organização da sua empresa? Nesse post você vai entender um pouco mais sobre essa prática japonesa e aprender como aplicar o KanBan na logística. Acompanhe!

KanBan e sua utilização na logística

Criado justamente para suprir necessidades de logística, o Kanban é um método no qual são usados sinais visuais para organizar tarefas e produtos com o intuito de informar funcionários de maneira rápida e efetiva.

A palavra Kanban, se traduzida literalmente do japonês, quer dizer \”cartão\” ou “sinalização”. O método foi desenvolvido pela Toyota e amplamente aplicado em suas fábricas em 1940, e desde então ele é utilizado em empresas de logística. Ajuda no controle de estoque, e está presente até mesmo em equipes de desenvolvimento de software para auxiliar na distribuição de tarefas.

O KanBan foi criado depois que equipes de engenheiros da Toyota observaram e estudaram as formas como o estoque de supermercados japoneses trabalhavam com seus produtos. O que eles notaram foi que os clientes encontravam o que era preciso nas prateleiras e então pegavam somente o necessário.

No momento em que os funcionários observavam que o volume estava diminuindo, reabasteciam as gôndolas de acordo com o que havia sido vendido. Ou seja: os produtos eram disponibilizados de acordo com a necessidade e não empurrados para o consumidor. Esse sistema foi implantado nas fábricas. Então, foi necessário criar um método visual atraente e eficaz para facilitar a comunicação visual e informar para os responsáveis quais eram as principais demandas – e o que precisava ser produzido. Eis que surgia o KanBan.

Como funciona o KanBan?

O KanBan básico trabalha com um sistema de sinalização através de cartões com cores diferentes – cada uma atribuindo um determinado significado – que são distribuídos em colunas dentro de um quadro, indicando informações simples como “a fazer”, “em produção” e “pronto”, em exemplos usados em fábricas.

O KanBan na logística pode ser um pouco mais complexo, e trabalha de forma próxima ao que foi criado pela Toyota para otimizar a produção. O quadro com os cartões pode indicar, por exemplo:

  • Quantos produtos estão no estoque;
  • Quais produtos precisam ser repostos;
  • Quais produtos ainda estão disponíveis;

Enquanto os funcionários analisam o quadro com o objetivo de perceber a necessidade da produção, os operadores informam às fábricas sobre as necessidades do estoque e da demanda dos clientes. Na logística, os cartões podem estar em apenas dois lugares: no quadro ou nos produtos. Quando não sobram mais cartões no quadro, isso quer dizer que o armazenamento chegou ao nível máximo e a produção deve ser interrompida.

Quais os benefícios do KanBan na logística?

O uso do sistema de KanBan na logística traz diversos benefícios em questões de organização e economia, podemos destacar:

O KanBan elimina o excesso de estoque

Ao informar os gestores de produção das reais necessidades, o KanBan faz com que a produção excessiva seja evitada, eliminando a necessidade de grandes espaços para estoque.

Melhora a comunicação da equipe

Com um sistema visual simples que não pede acesso a grandes tabelas e base de dados todas às vezes que alguma ação básica for necessária, o KanBan facilita a informação entre gestores e funcionários, mantendo a equipe mais informada dos processos da empresa.

Aumenta a produtividade

Mantendo a equipe sempre informada, e fazendo com que as fábricas atendam à real necessidade das vendas, o kanban faz com que a logística seja efetuada de maneira mais produtiva.

Evita a falta de estoque

Como a produção é realizada de acordo com as vendas e necessidades dos consumidores, o KanBan faz com que os estoques sejam reabastecidos constantemente, o que evita a falta dos produtos.

Experimente o KanBan na logística

Apesar de ferramentas digitais simularem o uso do KanBan para o uso de desenvolvimento de software e organização pessoal, o quadro analógico ainda é uma forma eficiente de sinalização dentro de fábricas e estoques. Experimente aplicar o método na logística da sua empresa e veja um grande aumento na rapidez e eficiência do seu negócio.

Você já trabalha com o KanBan na logística? Quer melhorar a sua logística? Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

 

0