O papel da embalagem é o de proteger os itens contidos e garantir que não haja danos durante o transporte. Transportar itens perecíveis pode ser complicado, especialmente em climas quentes. Que embalagem usar para transportar esses produtos? Como escolher corretamente? Para aumentar o desafio de preservar os produtos perecíveis, a maioria das transportadoras não oferece serviços de transporte com temperatura controlada. 

Quer saber que embalagem utilizar em produtos perecíveis? Fique por dentro do assunto no post de hoje!

Tipos de produtos perecíveis

Sucos

Sucos de todos os tipos podem ser transportados com sucesso – eles podem ser congelados ou refrigerados. Sucos naturais só pode ser enviados com gel, pois são feitos com ingredientes naturais e têm uma vida útil que deve ser observada. Para sucos e bebidas feitos principalmente de suco pasteurizado ou concentrados, gelo seco também é uma opção. Práticas especiais de engarrafamento, embalagem e expedição são projetados pelos fabricantes para manter as propriedades nutritivas.

Produtos de panificação

Bolos, cheesecakes, tortas, trufas, cupcakes, brownies, bolos, biscoitos, pães, croissants, pizza, pretzels, batatas fritas e muito mais – tudo pode ser enviado com sucesso durante todo o ano. A maioria dos produtos de panificação deve ser transportada congelada. Também é aconselhável enviar estes produtos com gelo seco quando vão ficar muito tempo em trânsito. A maioria dos produtos de panificação tem um elevado teor de gordura, possuindo, assim, um ponto de fusão mais elevado. Isto significa que o produto vai descongelar em um ritmo rápido e, por conseguinte, a embalagem se torna muito importante para garantir que cheguem frescos ao destino.

Carnes

A carne congelada é um produto que deve ser sempre refrigerado. Portanto, adicionar gelo seco ou géis congelados estenderá o tempo de trânsito. A carne fresca deve ser mantida entre 0,5°C e 5 °C. Alimentos não preparados (como saladas) que contenham carnes cruas precisam ser enviados com gel na temperatura de refrigeração ideal.

Produtos frescos

Produtos frescos como frutas, verduras e legumes sempre devem ser refrigerados. Somente pacotes de gel podem ser usadono transporte e esses produtos devem ser mantidos a temperaturas de 3ºC a 8ºC. Uma consideração importante quanto a embalagem e o transporte de produtos frescos é identificar se a embalagem contêm produtos mais frágeis (como pêssegos ou tomates). Este tipo de produto precisará de uma boa separação para restringir o movimento de cada item e evitar os danos causados ??por colisão. 

Laticínios

Leite, manteiga, creme de leite, chantilly, iogurte e sorvete – tudo pode ser enviado com sucesso durante todo o ano. Cada produto precisa de gelo seco, que permite o trânsito prolongado. Géis congelados podem ser usados, mas o trânsito seria limitado. 

Para leite, creme de leite e iogurte, a temperatura ideal para manter a frescura do produto é de cerca de 3°C. Embalagens herméticas são necessárias para garantir que o produto chegue sem perder sabor, corpo e textura.

Dicas para o transporte de produtos perecíveis

  • Use as embalagens isolantes ou recipientes térmicos: para evitar a deterioração, certifique-se de embalar produtos perecíveis dentro de um recipiente isolante ou uma embalagem térmica. 
  • Use embalagem que previna a contaminação: a contaminação cruzada é uma possibilidade real no transporte de produtos perecíveis. Certifique-se de usar um produto feito especificamente para o transporte de alimentos perecíveis para prevenir a contaminação e que possua fibras absorventes em caso de derramamentos acidentais.
  • Mantenha itens congelados durante o transporte usando gel refrigerado: gel e gelo seco são ideais para manter itens perecíveis congelados ou na temperatura adequada. Gel refrigerado é a melhor opção para o transporte de frutos do mar ou para manter produtos entre 0ºC e 15ºC. Use gelo seco para itens congelados, mas certifique-se de lidar com isso de forma adequada, pois é considerado um material perigoso para o transporte.
  • O tempo é essencial: ao transportar produtos perecíveis, o tempo é essencial. A embalagem desses itens deve durar 12 horas a mais do que o tempo previsto para a entrega, para o caso de haver algum atraso

Quer melhorar a sua logística de produtos perecíveis veja este artigo.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o nosso blog ou entre em contato para mais informações! Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

0