Armazenagem, Logística Interna, Projeto Logístico, Transportes,

Quer reduzir custos e aumentar a produtividade da sua cadeia logística? Saiba como!

Conseguir trabalhar com administração logística e controle de estoque com eficiência pode ser uma tarefa mais difícil do que parece a princípio. Além de que diferentes mercadorias e materiais têm demandas distintas, os compradores trabalham de maneiras particulares. Quando o gestor quer que a logística interna funcione com mais produtividade e com menos custos, esse processo pode ser ainda mais complexo.

Mas apesar dessas particularidades de cada tipo de estoque – e da etapa na cadeia de produção onde ele está envolvido – existem algumas atitudes que podem otimizar esses processos e um bom planejamento pode fazer com que a eficiência seja cada vez maior e os custos menores. Nesse post separamos algumas dicas de como você pode melhorar sua logística interna e o controle de estoque. Acompanhe!

Como reduzir custos e aumentar a produtividade da cadeia logística? 

Conheça seus clientes, fornecedores e materiais

O primeiro passo para conseguir melhorar a eficiência da sua administração logística é entender as principais demandas dos seus clientes e dos materiais que você armazena. Verifique quais dos produtos que você tem em estoque precisam de movimentação rápida – como produtos perecíveis, por exemplo – e analise as prioridades. Você trabalha com materiais frágeis que precisam de um cuidado extra? Algum deles precisa de um controle mais rigoroso de temperatura e humidade?

Seus clientes e fornecedores também são importantes nessa etapa: qual é a periodicidade que eles enviam e requisitam materiais? Você recebe mais do que entrega? Quanto tempo de armazenamento eles demandam? Sabendo essas respostas e conhecendo seus materiais você consegue fazer um planejamento mais efetivo do controle de estoque.

Analise necessidades e crie uma estratégia para controlar seu estoque 

Conhecendo seus clientes, fornecedores e materiais, chega a hora de criar uma estratégia de controle de estoque que se encaixe com a sua realidade. Analise as condições necessárias para armazenar cada material e busque maneiras de fazer com que eles fiquem o menor tempo possível estocado. Converse com os clientes e negocie com transportadoras para tentar criar uma escala de envio e recebimento de mercadorias constante e mais barata, fazendo com que o giro maior reduza a necessidade de espaço e possa gerar mais lucros.

Priorize o envio de materiais que exigem cuidados especiais ou que tenham datas de validade mais limitadas. Analise a taxa de entrada e saída de produtos e verifique se o estoque não recebe mais do que pode enviar, e se alguma mercadoria não está sendo prejudicada por isso. Através de dados simples é possível criar uma boa estratégia de administração logística e controle de estoque que vai reduzir gastos e fazer com que os processos ocorram de forma mais eficiente.

Elimine estoques obsoletos

Mesmo com estratégias bem definidas para entrada e saída de produtos, muitos armazéns acabam com estoques obsoletos – normalmente produtos como roupas ou móveis – e enfrentam problemas de falta de espaço na hora de tentar melhorar a logística.

Para resolver esse problema, e não desperdiçar dinheiro, é interessante realizar ações que possam eliminar esses itens e buscar, simultaneamente, a geração de lucros: promoções e leilões, patrocínio e exposições em outros ambientes, e até mesmo doações no nome da empresa. Dessa forma é possível tirar proveito do material parado, ao mesmo tempo em que você recupera espaço para melhorar a eficiência logística e recebe benefícios pelo uso dos produtos.

Trabalhe com ferramentas inteligentes

Uma boa forma de melhorar a eficiência na administração logística é trabalhar com ferramentas de controle de estoque. Softwares que conseguem armazenar e analisar os dados de forma mais eficiente são úteis para melhorar a estratégia da logística interna e podem auxiliar nas etapas que descrevemos acima. Busque ferramentas que consigam catalogar e analisar detalhes de produtos recorrentes, e que facilitem o gerenciamento do estoque sem que seja necessária uma conferência constante.

Soluções tradicionais, como o Kanban, podem aumentar a eficiência e fazer com que a administração logística seja mais intuitiva. Experimente diferentes soluções e analise resultados para entender quais são as melhores opções para o seu negócio.

Quer melhorar sua logística interna? Conheça nossos serviços. Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

 

1

1 Comentário

Como mapear e analisar o seu fluxo logístico? | Portal Painel Logístico

outubro 31, 2017

[…] empenham em mapear e analisar o seu fluxo logístico para alcançar resultados significativos em melhora da produtividade, otimização dos recursos e redução dos […]

Responder

Deixe uma resposta