Um tema que ainda gera dúvidas é o tipo de carga para o transporte de mercadorias. Entre as opções está a carga consolidada, que é um dos tipos mais comuns de agrupamento de mercadorias. Basicamente, é o conjunto de mercadorias cujo destino é o mesmo local e que podem serem agrupadas como sendo apenas um objeto.

O intuito é de reduzir custos e documentações, uma vez que esta também se torna única. Entretanto, a parte que realizou a consolidação deve especificar os itens inclusos na carga. Conheça mais sobre o conceito e quando a carga consolidada é uma boa opção.

Quando a carga consolidada é uma boa alternativa

As vantagens são sensíveis. Contudo, é indispensável levar em consideração alguns pontos – a exemplo da natureza da carga, que precisa atender a certas condições físicas dentro do espaço modal. Compare se é vantajoso financeiramente em relação a outros tipos de cargas e a possibilidade de escolher a cobrança por peso ou unidade. A partir daí, será possível avaliar a alternativa mais interessante para a operação.

Os benefícios

Optar pela carga consolidada é benéfico por diferentes pontos. Desses, é importante destacar:

Manuseio facilitado

Quando a carga é transformada em uma só unidade também é transportada como sendo única, facilitando assim as movimentações.

Estreitamento de processos

Menos pessoas estarão envolvidas e isso torna o processo mais rápido em relação à carga fracionada. O transporte de uma carga consolidada pode até exigir maquinário específico, mas será feito de uma só vez.

Maior controle

As movimentações de módulos de mercadorias são mais simples de serem controladas do que centenas de produtos não agrupados. Nessa perspectiva, a carga consolidada se mostra mais viável porque a organização é facilitada, tornando os processos mais fáceis.

Economia de espaço

Consolidar a carga é mais interessante, pois permite agrupar mais mercadorias em um mesmo modal. Quando há um estudo sobre as dimensões disponíveis, há um melhor aproveitamento do espaço.

Menos maquinário

Cargas consolidadas seguem um mesmo padrão de tamanho e peso, facilitando o manuseio e a quantidade de máquinas, uma vez que não há uma grande variedade de produtos.

Agente consolidador

Algumas empresas atuam como agente consolidador, responsável por reunir em um mesmo despacho cargas separadas, embarque de mercadorias, vistoria e preparação de documentos, entre outros serviços necessários.

Diminuição de falhas

Além dos benefícios organizacionais, há economia de combustível, pedágio, manutenção e redução no número de viagens, entre outros pontos que já foram vistos pelas empresas transportadoras. Quando se opta por uma empresa como o GRUPO ENAR, esses benefícios são repassados ao cliente, diminuindo sua preocupação com logística. Também evita-se erros, falhas e atrasos na entrega de cargas que estão em caminhões diferentes. Caso voce tenha frota própria ociosa, venha conversar conosco, pois frota própria em tempos de crise pode agravar sensivelmente os custos da empresa.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre carga consolidada, carga fracionada e outras questões importantes da logística? Não deixe de acompanhar ao blog e comente o que achou! Faça um orçamento comigo. Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

0