Armazenagem, Logística Interna, Projeto Logístico,

Saiba mais sobre o passo a passo da logística de armazenagem

No passado, com a quantidade de demanda e tecnologias disponíveis, as principais necessidades de empresas de transporte e do próprio mercado logístico, eram, é claro, muito diferentes das necessidades encontradas diariamente pelos gestores e administradores nos dias de hoje.

Com o passar dos anos, por exemplo, o mau aproveitamento do espaço e a necessidade de disponibilizar áreas livres tornou-se um dos problemas mais recorrentes no negócio logístico. Saber armazenar e gerenciar as mercadorias nos depósitos e galpões tornou-se essencial para obtenção de melhores resultados e maior economia. Sabendo disso, desenvolvemos este passo a passo da logística de armazenagem, para que você possa compreender e aprender mais sobre esse eficaz processo que pode ser o grande diferencial de seu negócio. Confira!

Entenda como funciona a logística de armazenagem

Passo 1: Recebimento das mercadorias 

O recebimento das mercadorias é a primeira etapa neste processo. As docas já se encontram prontas para o recebimento dos caminhões, que assim que posicionados, iniciam a descarga dos produtos; os quais de acordo com sua espécie e características já são fracionados ou paletizados. Algumas máquinas auxiliam e aceleram o procedimento de recepção dos itens, tais como niveladores, empilhadeiras, entre outras.

Passo 2: Endereçamento

Logo após o recebimento, todas as mercadorias são conferidas de acordo com a nota fiscal e o pedido correspondente, recebendo, após conferência, o endereçamento e o envio para o setor de estocagem, conforme identificado na etiqueta do produto. O correto endereçamento e a agilidade dos profissionais podem significar tempo precioso e, em longo prazo, uma grande economia para a empresa.

Passo 3: Estocagem

Ao receber a carga, o operador checa o código de barras para verificar se o produto realmente pertence àquele endereço. Após confirmação, o material é transportado pela empilhadeira até o ponto de estocagem para ser armazenado de forma sistêmica, onde ficará aguardando o procedimento de identificação. Deve haver um cuidado especial no armazenamento de matéria-prima, insumos e materiais acabados, para que não haja desperdício de espaço com itens deste tipo, mantendo o controle de quantidades sempre em dia.

Passo 4: Identificação

Assim que necessário, a mercadoria deverá ser retirada do estoque e devidamente identificada. O pedido então entra no sistema de gestão do armazém. Depois, as informações são enviadas para o coletor de dados do operador, identificando o item e o conduzindo até o setor de separação.

Passo 5: Separação ou o processo de picking 

Assim que a carga chega ao setor de separação, é desfeita e fracionada, conforme a quantidade indicada no pedido. Aqui ocorre a atividade de picking, que é quando ocorre a separação e preparação dos pedidos, para satisfazer as necessidades do cliente. O picking pode ser muito eficaz, mas deve ser realizado de forma correta, de acordo com o posicionamento dos produtos e o fluxo de informações e documentos da empresa. Caso contrário, pode significar custos mais elevados e perda de mão de obra. Por isso, terceirizar o serviço pode ser uma boa alternativa.

Passo 6: Embalagem

Já na reta final do processo, a mercadoria é embalada de acordo com os pedidos. O tipo de embalagem a ser utilizada também deve ser definido conforme o tipo de produto transportado.

Passo 7: Expedição

A mercadoria já embalada é enviada para a expedição, seguindo as informações contidas no sistema, referentes ao endereço de recebimento. A carga é então carregada e o caminhão parte para realizar a entrega ao cliente.

Importante na armazenagem: Inventário de materiais

Empresas logísticas organizadas possuem registros precisos das mercadorias armazenadas em suas edificações. Por esse motivo, um inventário alinhado é extremamente importante para manter a exatidão dos estoques e, consequentemente, para a organização da empresa. O inventário rotativo ou cíclico, por exemplo, é um processo bastante eficaz que se baseia na recontagem física continua da mercadoria em estoque, com frequência pré-determinada, diariamente ou semanalmente, de modo que a informação esteja sempre atualizada.

Gostou de saber um pouco mais sobre a logística de armazenagem? Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

 

6

12 Comentários

ANDREIA JUSTA SOBRAL

setembro 30, 2017

Boa Tarde!

Gostei da apresentação,busco informações mais precisas sobre processo de separação de mercadorias,pois a empresa onde trabalho tem muitos erros na hora da separação dos itens e acabamos tendo retrabalho ou ate mesmo perda e sobra de itens cross docking.

Responder

Osmar Vinci Filho

outubro 13, 2017

Andreia, me envie um email osmar.vinci@grupoenar.com.br. Abraços

Responder

Robson Gomes

outubro 16, 2017

Boa noite

Gostei também da apresentação também busco algo que mitigue os.erros de envio de carga sem estar devidamente manifestada no sistema
A empresa em.que trabalho usamos coletores de dados.
Não conseguimos fazer o cros check devido o dinamismo da nossa operação
Temos que ser rápidos, ágeis e assertivos

Responder

Osmar Vinci Filho

outubro 24, 2017

Robson, bom dia.
Vou enviar um email para tentar te auxiliar.
Um abraço, Osmar

Responder

Tiago Pinheiro e Silva

abril 2, 2018

Boa noite!

Osmar parabéns pelas colocações no texto. Busco ideias que possam me dar mais produtividade na área de picking. Poderias me ajudar?

Responder

Osmar Vinci Filho

abril 3, 2018

Tiago, No meu blog tenho alguns artigos específicos sobre o picking. Caso tenha alguma necessidade específica no Blog-Contato tem o meu email e telefone.
um abraço, Osmar

Responder

Elisa

abril 4, 2018

boa tarde, onde trabalho, o recebimento nas docas é somente em relação ao volume, Apos esse passo, a trasportadora é dispensada e só depois o volume vai para uma esteira onde sera conferido os itens, e nesse momento, localizamos avarias e falta e divergência de itens físicos com pedido.
gostaria de saber se ha uma maneira mais eficiente desse processo ser realizado…

Responder

Osmar Vinci Filho

abril 19, 2018

Elisa, boa tarde.
Normalmente as conferências são efetuadas da presença da transportadora para evitar controvérsias, porém se atualmente está sendo feito posteriormente deve ter um motivo. Este caso necessita de um estudo mais aprofundado, talvez de uma consultoria, para entender todo o processo. Um abraço, Osmar

Responder

ellen julia

julho 10, 2018

eu gostei muito da apresentação que vc elaborou , bem explicado e ajudou muito no que estava procurando bjs !

Responder

Osmar Vinci Filho

julho 12, 2018

Ellen, obrigado. Um abraço, Osmar

Responder

Advogados criminais

agosto 24, 2018

Muito obrigado, exatamente o que procurava!!

Responder

Osmar Vinci Filho

novembro 6, 2018

Valeu, abraços.

Responder

Deixe uma resposta