Dicas, Sem categoria, Voce Melhor,

Veja como estar no controle dos seus hábitos

Problemas para se concentrar em certas atividades devido as várias distrações existentes. Nosso cérebro foi feito para fazer uma atividade por vez e além disso diversos fatores acabam chamando mais a nossa atenção em determinados momentos. Mas você sabia que estar no controle dos seus hábitos é possível aumentar o foco?

De acordo com Charles Duhigg autor do livro “O poder do hábito”, o surgimento dos hábitos acontece porque o cérebro sempre procura uma forma de não se esforçar. Como não é possível diariamente adquirir novos hábitos, quando algum é aprendido eles não desaparecem.

Afinal, o que é um hábito? Trata-se de uma escolha que é feita deliberadamente em algum momento. Depois não pensamos mais a respeito disso, mas continuamos a fazê-lo quase que todos os dias.

Ainda segundo o autor o funcionamento do hábito é similar ao loop. Ele se inicia com a Deixa que é um estímulo dado ao cérebro para que entre no modo automático. É através dele que o hábito que deve ser usado é indicado.

Isso leva a Rotina que nos leva a executar a deixa e assim não nos decepcionamos. Após a rotina vem a Recompensa. É ela que mostra ao cérebro que memorizar aquele loop para o futuro é algo que vale a pena.

A adoção de uma rotina facilita o surgimento do hábito?

A rotina é uma sequência de etapas que seguimos de forma praticamente mecânica. Quando ela é adotada este padrão continua nas nossas cabeças para sempre. Se essa rotina é prejudicial só existe uma forma de combatê-la: criando novas rotinas mais poderosas que os antigos comportamentos.

Quando uma rotina é realizada regularmente ela acaba se tornando um hábito. Afinal, fizemos uma escolha de forma deliberada e agora não precisamos mais pensar para poder segui-la. Tudo funciona de forma automática. Mas o hábito pode aumentar o foco e nos ajudar a alcançar o sucesso? É o que vamos descobrir a seguir.

A adoção de hábitos permite aumentar o foco?

Nosso poder de concentração está frequentemente sendo testado. São inúmeras distrações existentes no dia a dia: telefone que toca, emails recebidos, redes sociais, dúvidas que o colega quer tirar são alguns exemplos. Como tiramos alguns minutos para resolver tudo isso acabamos perdendo o foco na atividade que estávamos fazendo.

O resultado disso? Nossa produtividade diminui já que perdemos tempo com as distrações e ainda perderemos mais algum tempo para se concentrar novamente.

Mas algumas técnicas podem ser adotadas para fazer com que tenhamos um aumento do foco. Em todas elas é preciso adotar hábitos que nos permitam alcançar este objetivo. Ou seja, para conseguir promover um aumento no nosso poder de concentração precisamos adquirir hábitos que nos permitam isso.

Ter mais poder de concentração para realizar as tarefas é essencial para quem deseja alcançar o sucesso. Afinal, ao conseguir ter foco nas atividades elas serão mais bem feitas e consequentemente todo o nosso esforço será reconhecido em algum momento.

Adotar hábitos regulares forma nosso comportamento diário
Você pode até não ter percebido, mas com certeza tem algum hábito que todos os dias realiza. Isso pode ser bom ou ruim, pois podem interferir no nosso bem estar como uma má alimentação ou sedentarismo, por exemplo.

É importante que tenhamos hábitos regulares que nos desenvolva. Muitas vezes, para que isso aconteça é preciso passar por alguns sacrifícios em prol de um bem maior. Por exemplo, você é um péssimo ouvinte, mas sabe o quão importante é ouvir os outros. Adotar o hábito de ouvir não será fácil, mas necessário para o seu crescimento.

A adoção de um hábito trata-se de um exercício mecânico para que o que foi treinado seja incorporado. Para que este objetivo seja alcançado não tem outra saída, você terá de se superar. Essa afirmação é válida tanto para a vida pessoal quanto a profissional.

Afinal, se decidimos cultivar bons hábitos precisamos passar pela etapa de acostumar o nosso subconsciente. Assim, conforme ele vai gravando essa programação e sempre repetindo coisas certas, erradas, boas ou más irão surgir.

Isso acontece porque existem comportamentos que são capazes de nos trazer resultados e também os que podem ser considerados bons ou maus. São os bons hábitos que nos levam a ter uma produtividade maior já que os recursos são melhor utilizados e a capacidade de gerar resultados aumenta.
Como se tornar mais produtivo e ter sucesso
Para se tornar mais produtivo e alcançar o sucesso que todos sonhamos podemos fazer o seguinte:

? Faça o planejamento do seu dia uma noite antes – Apenas 15 minutos são necessários para que a agenda seja organizada o dia seguinte planejado. Você fará isso listando tudo o que precisa realmente fazer.

? Tarefas simples – Há alguma tarefa que pode ser realizada em pouco tempo? Se sim então realize-as primeiramente sem que seja necessário anotar na sua lista já que não precisa de planejamento.

? Lista de tarefas em um lugar de fácil acesso – Nada de fazer a lista de tarefas e guardá-la no fundo de uma gaveta para esquecer. Coloque-a em um local que a veja todos os dias para poder realiza-las.

? Defina as prioridades – Defina quais as prioridades existentes na sua vida e o motivo dela ser realizada. Isso vai evitar o procrastinamento causado pela falta de entendimento do porquê fazer aquilo.

? Defina seu sistema – Nesse mundo tecnológico o que não falta é ferramentas, sistemas e aplicativos que ajudam na produtividade. Teste alguns e encontre o que melhor se encaixa na sua rotina.

? Nada de distrações – Nada de perder tempo olhando as redes sociais, assistindo TV ou qualquer outra coisa que atrapalhe sua produtividade. Ao invés disso reserve alguns minutos do seu tempo livre para fazer isso. Assim você poderá focar no que realmente é importante.

? Busque aprender com os melhores – Em qualquer área existem pessoas que são ótimas no que fazem. Por isso, descubra o que fizeram para conseguir realizar as tarefas e adote a mesma técnica.

Se o seu objetivo é ter sucesso no que faz não tem outra forma a não ser aumentar o foco. Identifique quais hábitos que são desproporcionais a este objetivo para não realiza-los e adotar outros que sejam positivos. Caso seja mais de um mude um por vez, pois a rotina inspira certo conforto e voltar a ela é muito fácil.
Assim…
O processo para aumentar o foco não é fácil, pois é preciso se tornar dono dos próprios hábitos. Quando um hábito é adotado deixar de fazê-lo requer muito esforço. Como nosso cérebro busca gastar menos energia e a adoção dos hábitos proporciona isso, muda-los não é algo simples.

Qual a sua opinião sobre este conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe nossa página nas suas redes sociais preferidas. Entre em contato comigo 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

0

Deixe uma resposta