Armazenagem, Dicas, Logística Interna, Projeto Logístico, Transportes,

Como um projeto logístico contribui para as vendas da sua empresa

A logística deixou de ser apenas questão de transporte. Hoje, uma boa logística é essencial para que o número de vendas seja grande. Produtos que são melhor distribuídos e estão em mais pontos de venda criam uma conexão com o cliente e o relacionamento criado é de fidelidade. Quando o seu produto sempre está disponível, o cliente se acostuma a comprar de você e isso pode impulsionar as suas vendas.

Elaborar um projeto logístico é crucial para o crescimento e saúde da empresa. Afinal, é através dele que os produtos produzidos pela sua empresa chegam ao consumidor.

Projeto logístico

A elaboração de um projeto para a sua logística depende muito do produto que você oferece e do mercado a ser atingido. A estratégia a ser adotada para entregar o que você produz, deve estar alinhada com o plano estratégico da sua empresa. Portanto:

  • Prioritariamente, você deve conhecer bem os passos dos seus concorrentes diretos, para estabelecer a estratégia a ser adotada;
  • Avalie se a sua empresa consegue atender o mercado a partir da sua instalação física atual. Talvez seu produto necessite estar mais próximo do cliente e, para isto, a sua empresa precisará contratar um serviço terceirizado de armazenagem ou mesmo pensar em ter um centro de distribuição avançado. Esta última alternativa demandará um projeto específico para decidir a melhor localização e dimensionar essa operação.
  • Analise se a velocidade de entrega, associada ao custo que esse diferencial pode representar, vale a pena. Se valer, deve-se considerar a possibilidade de se fazer as entregas com frota própria em um raio mais próximo ao centro de distribuição (até 150/200 km, por exemplo), terceirizando as rotas mais distantes para transportadoras especializadas para cada região.
  • Considere se, na contrapartida, as entregas podem ser efetuadas integralmente por empresas parceiras, que garantam os níveis de serviço que a sua empresa precisa para atingir o compromisso junto ao cliente. Talvez, com essa alternativa, seja bem possível conseguir descontos no transporte.
  • Lembre-se de considerar os custos com a logística reversa, caso ela possa vir a existir.

A melhor forma de se planejar a sua logística é baseá-la no seu mercado-foco e na sua demanda projetada. A importância de se conhecer a demanda dos seus produtos com o suprimento vai muito além de diminuir os custos de transporte. A logística baseada na demanda.

A elaboração de um projeto logístico, portanto, deve ser pensada como um diferencial, pois este é parte importante do processo. Não seria lógico produzir um produto para ser competitivo em preço e fazer uma entrega de baixa qualidade, certo?

De que forma a logística auxilia nas vendas?

Não é simples montar uma distribuição de produtos que reflita os valores da empresa, mas uma vez que isso é feito, seu produto ganha em valor e o consumidor é melhor atendido. Caso seu produto necessite estar em múltiplos pontos de venda, como é o caso de produtos de alto consumo (biscoitos ou confeitos, por exemplo), é necessário que ele esteja disponível nos lugares que o consumidor costuma procurar por ele, como  hipermercados, mercadinhos, bares… Caso o produto possa ser distribuído de forma mais concentrada, a distribuição passa a ser menos ramificada, necessitando atender apenas pontos determinados.

Por esses motivos que a elaboração de um projeto logístico passa a ter um papel fundamental para a sua empresa. É através dele que os produtos chegam no lugar certo e da maneira mais adequada possível. A sua empresa passa a ter uma identidade única no mercado, com o reconhecimento da entidade mais importante da cadeia logística: o seu cliente.

Você precisa de um acompanhamento na sua logística?  Queremos levar toda esta experiência para dentro de sua empresa. Entre em contato conosco: 11 99151-9788 ou contato@osmarvincifilho.com.br. Abraços.

Contribuição: Hernani José Roscito – MENDES DE ALMEIDA & ROSCITO CONSULTORIA

0