O transporte marítimo realizado com a utilização de containers é considerado a forma mais segura de transporte de cargas nos dias atuais. A agilidade na carga e descarga, as facilidades de manuseio, a redução de custos e a estrutura dos containers auxiliam e muito no processo logístico. Apesar disso, diversos procedimentos são atribuídos ao container durante o transporte de cargas, e, muitas dificuldades podem surgir nesse processo. Conheça um pouco mais sobre alguns procedimentos correspondentes ao transporte de containers e entenda como funciona a atividade no complexo portuário de Santos, o principal do Brasil. Confira!
Entenda mais sobre o transporte de containers no Porto de Santos
O principal porto brasileiro é um exemplo de local onde diversas atividades logísticas são realizadas através da utilização de containers. O complexo atende cerca de um quarto da movimentação da balança comercial brasileira, portanto, recebe diariamente dezenas de navios carregados, prontos para atracar.
Como funciona o agendamento nos terminais de carga?
A regulamentação dos procedimentos realizados junto aos terminais de carga do Porto de Santos é estabelecida pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP). As normas têm como objetivo reduzir o congestionamento nas rodovias de acesso ao complexo, evitando que caminhões permaneçam parados por muito tempo devido a problemas no carregamento. O agendamento deve ser realizado previamente junto a Autoridade Portuária antes de seguirem para os terminais. Só assim são definidos os terminais e as cotas de capacidade de recepção dos caminhões, por tempo e capacidade operacional.
O que é o Handling in e out?
Os procedimentos de handling in e out consistem na transferência do container do caminhão para o pátio do armazém para carregamento e de sua realocação para o veículo, respectivamente. Para que sejam evitados acidentes e para aumentar a possibilidade de que a carga chegue em segurança ao complexo portuário, tais procedimentos devem ser realizados com cautela e profissionalismo. Principalmente por parte dos operadores que realizam a atividade, profissionais que devem ser experientes e capacitados.
Transporte em regime DTA
O regime de Trânsito Aduaneiro é um benefício concedido a setores logísticos que permitem o transporte de cargas de determinado recinto alfandegado a outro. É considerado mais vantajoso para o desembaraço de mercadorias, através de modais aéreos ou rodoviários. Ocorre, por exemplo, nos caso de um importador que deseja desembaraçar sua mercadoria em um recinto alfandegado mais próximo de sua planta. A Receita Federal, então, entrega para beneficiário uma Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA), autorizando tal procedimento. O benefício pode garantir muitas vantagens ao importado/exportador, como por exemplo, a diminuição de custos ou a aceleração do processo logístico.
A importância da condição da frota veicular
A importância de possuir uma frota composta por veículos bem equipados, com todas as licenças para transportar todos os tipos de mercadorias proporciona um grande diferencial comercial. Determinados containers precisam de adaptações específicas, tanto no momento da carga e descarga, quanto no transporte. Estar bem preparado para as situações cotidianas que por ventura possam aparecer, é essencial para quem deseja maximizar os resultados e expandir os negócios.
Gostou de saber um pouco mais sobre os diversos procedimentos realizados durante o transporte de containers? Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br
Daniel
setembro 6, 2017Não sou importador ainda mas pretendo importar da China oque eu preciso saber pra importar um contaminer 20 pés como funciona
Osmar Vinci Filho
setembro 18, 2017Daniel, boa tarde. O artigo trata mais sobre o transporte de contêiner, para importar voce precisa decidir se importará direto ou através de uma trading. Cada uma tem trâmites e margens diferentes. Um abraço.
Osmar Vinci Filho
outubro 13, 2017Daniel, voce deve procurar uma assessoria aduaneira através de um despachante aduaneiro ou algum outro profissional que possa lhe orientar especificamente. Um abraço, Osmar
robson de santana
outubro 23, 2017boa noite
gostaria de importa da china quando a mercadoria vier por contêiner da china eu tenho os impostos reduzidos
Osmar Vinci Filho
outubro 24, 2017Robson, bom dia.
Sugiro que voce busque uma assessoria aduaneira para melhores informações.
Um abraço, Osmar
Célio Gonçalves de Santana
maio 24, 2018Grande Osmar, parabéns por essa matéria !!!
MARCIA
março 12, 2020Boa Tarde ,
Se eu estiver com uma carga no caminhão e for coletar em um recinto alfandegário posso entrar ? a pergunta é: existe uma norma pra isso , ou cada recinto adota sua norma ? Alguns aceitam e outros não ?
Agradecida
Osmar Vinci Filho
março 23, 2020Marcia, bom dia.
Se o recinto alfandegado for um EADI, por exemplo e a carga já estiver nacionalizada, provavelmente sim, pode coletar normalmente. É importante entrar em contato antes pois cada recinto tem as suas normas de portaria, etc.
Um abraço, Osmar