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Container Marítimo: conheça mais sobre esse equipamento e entenda as suas funcionalidades

Apesar de ser considerada uma das invenções mais úteis e importantes do processo logístico, pouco ou quase nada se fala sobre o container. Atualmente, cerca de 95% da carga movimentada diariamente pela frota mercante mundial, é transportada por containers marítimos: grandes caixas de metal, que tem como característica, proporcionar uma unidade de carga independente. Os que pode ser organizados de acordo com sua natureza, dimensão e tipo. Quer containers saber um pouco mais sobre essa importante ferramenta logística? Então confira!

Entenda mais como que funciona o transporte por containers:

Como surgiu o transporte por container?

Apesar de praticamente dominar a preferência de uso nas operações de comércio exterior, o container não é uma invenção tão antiga assim. Durante centenas de anos, muitos povos que já realizavam trocas de mercadorias entre si, tentavam desenvolver um sistema mais eficaz que evitasse as perdas, deteriorações e roubos de mercadorias.

No entanto, foi apenas em 1937, que um americano chamado Malcom Mc Lean, ao analisar o demorado embarque de uma carga de algodão no porto de Nova Iorque, pensou em armazená-la em caixas de aço que pudessem ser ao mesmo tempo recipiente e meio de transporte. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, somente em 1966, chegaram a Roterdam, considerado o maior porto do mundo na época, cerca de cinquenta containers, dando início a sua expansão no mercado logístico.

Quais são os tipos de containers existentes?

É importante destacar que o transporte de containers são utilizados não só no modal marítimo, mas também no fluvial, ferroviário, além de terminais portuários. E, embora todos sejam padronizados de acordo com as dimensões externas pré-estabelecidas pelo modelo inglês, existem diversos tipos de container. Cada um com suas características internas específicas, conforme o tipo de carga a ser transportada . Vamos a alguns deles:

Dry Box – Carregamento final

Um dos tipos mais comuns, o Dry Box é um tipo de container básico intermodal com portas no fundo, utilizado para cargas gerais secas, tais como roupas, móveis e eletrônicos. O equipamento geralmente é equipado com portas ventiladas e utilizado para cargas geradas de calor, cuja proteção contra condensação tende a ser maior. Algumas versões podem possuir ventilação com defletores para prevenir a entrada de água.

Dry Box – Carregamento lateral

Modelo com portas laterais que proporcionam a permanência do container no trilho durante o carregamento, e, facilitam as operações logísticas. Nesses containers, não existe a prática da utilização de portas localizadas no fundo do equipamento. Podem possuir portas em ambas as laterais ou duas portas em apenas um dos lados.

Dry Box – Open Top

Utilizado para carretos mais pesados, este tipo de container possui entrada de carga na parte superior, para os casos em que as portas localizadas no fundo ou nas laterais não sejam viáveis. Dentre os variados tipos, alguns possuem painéis removíveis na parte superior para facilitar o manuseio.

Tanque

É o tipo de container utilizado para transportar carga líquida. São completamente vedados impossibilitando que a carga vaze ou que haja quaisquer danos do tipo.

Isolantes

Quando houver a necessidade de proteção da carga contra mudanças bruscas de temperatura, este tipo de container é ideal, pois sua ação isolante protege o interior contra as intempéries externas.

Refrigerados

São containers equipados com um moderno sistema de refrigeração a gasolina ou diesel que é utilizado para manter determinada temperatura, ideal para o carregamento de alimentos ou produtos que necessitem de tal cuidado.

Vestuário

Tipo de container específico para carregamento de peças de vestuário, cujos encaixes e cabides disponíveis no teto são utilizados para pendurar a carga.

Gostou de saber um pouco mais sobre containers marítimos? Então deixe um comentário e conta pra gente!

Tem problemas com transporte de containers? Peça uma cotação. Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

 

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11 Comentário

joao henrique siqueira santana

junho 23, 2017

otimas informaçoes para nosso conhecimento

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Osmar Vinci Filho

julho 12, 2017

Obrigado João. Sucesso, abraços.

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marcos antonio nogueira pereira

agosto 11, 2017

sempre e bom aprender mas sobre os carregamentos e de armazenamento de produtos.

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Osmar Vinci Filho

agosto 29, 2017

Marcos, obrigado pelas palavras.

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Eguinaldo Ferreira de Carvalho

setembro 19, 2017

O Container veio pra ficar. Dando maior flexibilidade nas operações portuarias.

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Osmar Vinci Filho

outubro 13, 2017

Obrigado, abraços.

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Renato s. s.

outubro 4, 2017

Excelente tema meu amigo.

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Osmar Vinci Filho

outubro 13, 2017

Obrigado, abraços.

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José David Júnior Nunes

abril 19, 2018

Para um profissional de logística como eu é sempre bom saber que quando e onde necessitar de procurar algo sobre logística, armazenamento, etc… sempre encontrarei neste blog excepcional com conteúdos de altíssima qualidade!

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Osmar Vinci Filho

abril 19, 2018

José David, obrigado pelas palavras. Continue acompanhando o meu Blog. Um abraço, Osmar

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Luiz Carlos

março 9, 2019

Informações muito importantes, para quem quer se aprofundar nessa área.

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