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Dicas práticas e fáceis do que fazer com o material de merchandising:

Qual é a receita do sucesso no merchandising? Será que apenas ofertar os produtos é suficiente? A resposta é fácil: não! Mas o que é preciso fazer? É necessário que o consumidor conheça os produtos, sinta vontade e segurança ao utilizá-los e, para isso, é extremamente necessário criar diferentes estratégias para estimular o público-alvo no ponto de venda (PDV), resultando em fidelização e ganhos para a empresa. Vamos agora a alguns conceitos importantes para que sua empresa tenha os melhores resultados em sua campanha de marketing.

Merchandising

De forma objetiva, o material de merchandising pode ser definido como uma ferramenta de marketing. Seu maior objetivo é destacar ou ainda promover produtos e serviços no PDV. Para isso, são utilizadas diversas ferramentas, diferentes materiais e ações para conquistar o shopper, ou seja, o consumidor. Vamos conhecer alguns dos materiais de merchandising.

Faixas de gôndolas

As faixas de gôndola são uma forma eficaz de comunicação com os clientes. Elas são representadas por pequenas peças em forma de “L”, que são colocadas junto ao produto no PDV e têm como objetivo chamar a atenção dos clientes e garantir que eles vejam o produto comercializado.

Display

Os displays ou displays expositores são aqueles que ficam pendurados nas gôndolas de um comércio ou um supermercado, por exemplo. O display do tipo balcão normalmente é utilizado perto da área do checkout, estimulando o consumo por impulso próximo à hora do pagamento.

O display carona, que fica apoiado em gôndolas sendo bastante utilizado em exposição de um novo produto para gerar mais contato visual, pode também ser utilizado nas ações de cross merchandising, ou seja, aquelas que associam o consumo de um produto com outro.

Por fim, também há a possibilidade de utilização do display de chão, que pode funcionar como gôndola. São eficientes, pois possibilitam grande exibição nos produtos no PDV, principalmente daqueles para consumo imediato.

Banners

O banner é um material impresso em diversos tamanhos, geralmente confeccionado em polietileno ou tecido. Pode ser posicionado em paredes ou colocado em suportes. A utilização de banners no PDV é uma estratégia acessível e com grande alcance, o que acaba por resultar em um ótimo retorno de investimento.

Para que um banner tenha um melhor desempenho, ele deverá contar com imagens de alto impacto visual e que transmitam rapidamente as informações sobre o produto. Aqui, é preciso ter uma boa organização e disposição dos banners para que a ação seja bem sucedida e o produto conquiste clientes.

Wobbler

O wobbler é uma das ferramentas de merchandising mais utilizadas e pode ser definido como uma peça que se sobressai em prateleiras ou gôndolas. O importante é que sejam fixados na altura dos olhos, demonstrando as vantagens de consumir aquele determinado produto. É um material bastante eficaz e que realmente atrai a atenção do consumidor e tem um baixo custo.

Logística promocional

Uma das maiores armas de um produto ou serviço no PDV é o material de merchandising e todas as ferramentas devem ser conhecidas e utilizadas de tal forma que promovam seus produtos ou serviços para conquistar e fidelizar seus clientes.

Mas para que você tenha uma boa ação de marketing, é necessário além das ferramentas apresentadas, o uso de uma adequada logística promocional. Esta é composta por diferentes etapas, iniciando-se com o recebimento do material e sua posterior armazenagem, controle dos estoques e processo de montagem dos kits promocionais, transporte e efetiva instalação nos PDV e, ainda, poderá haver a necessidade de busca pela empresa dos resíduos e posterior envio aos locais adequados de descarte, a chamada logística reversa. Ou seja, uma das chaves do sucesso é a utilização de uma empresa especializada na prestação deste tipo de serviço.

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