Dicas, Logística Promocional, Projeto Logístico,

Entenda os benefícios da logística promocional e como eles podem mudar sua empresa

Você conseguiria imaginar um evento ou um ponto de venda (PDV) sem os materiais de comunicação e divulgação necessários? É fácil notar que o produto ou evento interessaria a uma menor quantidade de pessoas, desfavorecendo todo o planejamento.

O setor que atende essa demanda chama-se marketing promocional. Entretanto, para que uniformes, brindes, estandes e todo material que compõem as campanhas cheguem ao lugar correto na hora certa, o marketing promocional apoia-se na logística promocional, um ramo ainda pouco explorado no Brasil.

A logística promocional é uma área que já movimenta dezenas de bilhões no Brasil e conta até com seu próprio comitê, o AMPRO (Associação de Marketing Promocional), fundada em 1993. Como é algo não tão conhecido, expliquemos antes o que essa área representa.

O que é logística promocional?

A logística promocional é a subárea da logística que tem como objeto de negócio, problemas de trade marketing e merchandising. Enquanto o marketing promocional busca fortalecer marcas, aumentar as vendas e fidelizar os clientes, a logística promocional abastece eventos e ações com o material necessário.

De acordo com o guia de marketing promocional da AMPRO, eis atividades relacionadas diretamente à logística promocional:

  • Planejamento logístico – compreensão das características da campanha, envolvendo desde fornecedores até os pontos de exposição/venda;
  • Alternativa de embalagem para movimentação e armazenagem;
  • Modais de transporte e locação de veículos;
  • Locação de espaço em shoppings e obtenção ou regularização da documentação;
  • Tratamento de dados variáveis e mailing

Cabe dar uma atenção especial às ações em pontos de venda. Sabe-se que essa atuação direta com o consumidor tem um impacto muito bom para a marca que investe nesse modelo de promoção e, como veremos a seguir, a logística promocional favorece essa atuação.

Como funciona a relação entre marketing e logística     

A relação é estreita entre o marketing e logística, já que os prazos são apertados para ambos os lados. Cria-se dessa maneira um vínculo de confiança, pesando mais para a logística, uma vez que qualquer pequena falha pode causar um grande transtorno e prejudicar eventos e ações de marketing.

Isso se traduz na necessidade de um operador logística especializado, fazendo desta etapa do marketing promocional uma ferramenta estratégica de negócios. Contudo, apesar do mercado emergente, existem poucos operadores logísticos especializados em atuação.

Como fazer o orçamento e os kits promocionais

O orçamento da logística neste caso baseia-se na descrição da mercadoria, definição da embalagem e na quantidade. A descrição da mercadoria requer as dimensões, composição dos produtos e volume do que será transportado. A definição da embalagem dirá se o produto precisa de um reforço para garantir seu transporte. A quantidade remete ao acondicionamento de uma ou mais mercadorias diferentes dentro da unidade de carga.

No orçamento ainda deve constar as especificações da carga (validade, por exemplo). Estas especificações são necessárias para uma movimentação e armazenagem eficientes.

Em pesquisa encomendada pela AMPRO e realizada pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) em 2008, 78% dos entrevistados ligavam o marketing promocional aos pontos de venda. Estas ações geralmente fornecem kits promocionais aos clientes a fim de conscientizá-los sobre a marca ou promover dado produto.

As especificações do produto a ser transportado ganham mais importância ainda durante a montagem de kits promocionais. Estes kits possuem diferentes produtos que devem ser manuseados e acomodados de acordo com suas características para que cheguem ao ponto de destino com sua integridade preservada.

Outro detalhe importante presente na pesquisa do IBOPE é que 73% dos entrevistados consideram as ações de marketing promocional frutos de planejamento, e não de ações improvisadas. Isto impacta diretamente na contratação de operadores logísticos eficientes e que se destacam no mercado.

Caso sua marca necessite de logística promocional lembre-se que a escolha do operador logístico pode ser considerada um fator estratégico. Escolha com cuidado.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco! Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

 

0