Alguns eventos pedem um cuidado especial no planejamento de logística, no armazenamento dos produtos, e na preparação de pessoal para atender altas demandas. No Brasil, datas comemorativas como o dia das mães, Natal e dia dos namorados, já pedem uma preparação mais detalhada para evitar grandes problemas de distribuição e disponibilidade de produtos, mas a nova data que agora é febre de consumo nacional é a Black Friday.

Costume comum principalmente nos Estados Unidos, a Black Friday é a sexta-feira que segue o tradicional dia de ação de graças, e é famosa pelas inúmeras promoções feitas por comércios que chegam a reduzir mais de 50% do valor dos produtos. No Brasil, os cortes podem nem sempre ser tão grandes, mas em um ano que enfrenta uma grave crise econômica qualquer redução de gastos é bem recebida por consumidores. Por isso é essencial conseguir conciliar a Black Friday e a logística, fazendo um planejamento de qualidade e prevenindo problemas. Nesse post você vai descobrir algumas maneiras de se planejar. Acompanhe:

Saiba como organizar a logística da sua empresa para a Black Friday

Reforce seu estoque

Com um evento promocional desse porte no final do mês que antecede o Natal, as vendas prometem ser grandes. Para conseguir aproveitar essa demanda, e não perder vendas pela falta de produtos é essencial garantir que o estoque esteja reforçado.

Analisem quais são os produtos que terão a maior redução de preços e quais são os mais procurados pelos consumidores – se você trabalha com um e-commerce essa tarefa se torna ainda mais fácil – e garanta que eles tenham maior disponibilidade para atender às vendas. Dessa maneira você consegue suprir a demanda, além de deixar os consumidores mais satisfeitos, e ainda tem a possibilidade de vender os produtos que sobrarem em futuras promoções com descontos um pouco menores.

Otimize a separação de pedidos

Com um grande aumento no número de vendas na Black Friday, a logística interna do armazém precisa ser otimizada para conseguir lidar com a alta demanda de separação de pedidos. Essa função pode fazer com que boa parte da sua equipe se mantenha ocupada, e por isso é essencial implantar algumas atitudes simples que podem ajudar a acelerar esse processo:

  • Saiba quais são os produtos que são mais procurados;
  • Implante sistemas que facilitem a localização dos itens no estoque;
  • Organize os produtos de acordo com a sua demanda;
  • Prepare embalagens com as quantidades mais recorrentes.

Através dessas iniciativas você consegue poupar tempo da equipe, facilitar os processos de entrega e recebimentos de mercadorias, e fazer com que a união entre a Black Friday e a logística seja mais lucrativa e menos problemática.

Esteja preparado para as entregas

Essa grande necessidade de produtos durante a Black Friday faz com que a sua logística de distribuição precise ser minuciosamente planejada para evitar problemas de recebimento de mercadorias nas lojas, além de tentar evitar o desperdício de tempo e mão de obra.

Saiba quais são as principais regras do município e dos estabelecimentos que vão receber as mercadorias. Algumas cidades não permitem a entrada de caminhões durante o horário de pico e existem shoppings que restringem os horários de entrega para que elas não interfiram nas visitas dos clientes.

O alto volume de compras também faz com que sejam necessários mais funcionários e veículos disponíveis, então é importante considerar a contratação de serviços externos ou de funcionários adicionais temporários para suprir essas necessidades.

Saiba como usar o marketing na Black Friday

Um evento de grande porte precisa de uma boa divulgação das oportunidades para o público e o marketing na Black Friday é um planejamento que também envolve a logística.

O transporte de material promocional é uma chave para que as vendas sejam ainda maiores, e a logística promocional se mostra essencial em eventos dessa escala.

Para que isso seja feito com eficiência, é essencial que você planeje com os diferentes comércios e empresas qual é a curva ABC desses materiais, saiba quanto tempo eles precisam ficar armazenados e consiga definir e priorizar a entrega, sempre dentro do prazo. Com essas iniciativas você vai ver a logística e a Black Friday funcionarem juntas e sem problemas.

Você já está pronto para a Black Friday? Conheça nossos serviços e planeje sua logística. Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

 

0