Comércio Exterior, Dicas, Projeto Logístico,

Saiba mais sobre o que é o comércio exterior (e o que ele pode fazer por um país)

A expansão tecnológica e o avanço da globalização recentemente transformaram a dinâmica do mercado de trabalho, aproximando empresas e pessoas de uma forma inimaginável há alguns anos atrás. Favorecido por essa transformação e em meio a todas essas mudanças, o comércio exterior procurou acompanhar a velocidade com que o mercado se alterava e aproveitou a oportunidade para expandir seu campo de atuação.

Atualmente o comércio exterior tem uma gama de atividades muito maior do que no passado, enquanto atuava de forma direta apenas na importação e exportação de produtos nacionais e internacionais, essa transformação proporcionou maior importância ao setor, ocasionado a sua valorização perante as demais áreas do mercado, fazendo com que muitos profissionais voltassem os olhos para a profissão.

Mas afinal de contas, você sabe qual a definição, quais as atividades e qual a importância do comércio exterior para o desenvolvimento de um país? Então confira abaixo e saiba um pouco mais sobre o assunto!

O que é o comércio exterior?

O comércio exterior pode ser definido como a área do mercado internacional que compreende as operações de compra e venda de produtos entre determinados países ou empresas, através de importação e exportação.

Por exemplo, se uma empresa brasileira compra determinado produto de uma empresa argentina, a empresa brasileira está importando dos argentinos, enquanto a empresa argentina está exportando para o Brasil.

No entanto, cabe ressaltar, que, as negociações e transações realizadas dependem de uma série de fatores e regras que devem ser considerados por quem atua no setor.

Fatores como, as relações entre os países, o valor da moeda de negociação, a situação econômica dos países importador e exportador, a legislação de ambos os países, entre outros, conhecer profundamente essas variáveis e saber interpretá-las, pode definir ou não uma transação, ocasionando ainda, o sucesso ou o fracasso do negócio.

Acompanhar a economia e ter aptidão ou facilidade de aprendizado de outras línguas também são considerados características fundamentais para quem deseja seguir na carreira.

Principais atividades do comércio exterior

Como foi mencionado no início do post, nos dias de hoje o comércio exterior atua em diversas áreas do mercado internacional e influencia diretamente na política externa do país. Algumas atividades como transações cambiais, logística internacional, controles de fluxo de embarque e desembarque de produtos, definições de planos de ação, prospecções e pesquisas de mercado, marketing internacional, cotações, gestão, desembaraço aduaneiro, entre outras, são apenas algumas das possibilidades que o profissional da área pode executar dentro da ampla variedade de opções disponibilizadas pelo comércio exterior. Estar atento às oportunidades e preparado para quando a hora certa chegar pode possibilitar ao profissional grandes saltos na carreira e no mercado de trabalho da área.

A importância do comércio exterior

As atividades executadas pelo comércio exterior são cruciais para a economia mundial. Sempre haverá motivações para que exista a troca de mercadorias entre países, elas poderão estar relacionadas com à falta de recursos, capital, clima, entre outros diversos fatores.

Essa necessidade não é apenas material, mas também política e comercial, no que diz respeito à relação entre os países, considerada muito importante nos dias de hoje.

Focar apenas no mercado interno pode trazer problemas à medida que a economia nacional possa sofrer abalos em caso de crise, ou seja, mercados alternativos são uma ótima saída para que países mantenham o equilíbrio econômico, ficando livre das concorrências de um único mercado e ampliando sua própria economia através da venda de seus produtos no mercado internacional.

Manter uma balança comercial saudável pode significar positivos reflexos na saúde financeira de determinado país, sendo um fator determinante, já que pode balizar a produção interna por meio de concorrência estrangeira e consequentemente influenciar na produção nacional da indústria.

Gostou de saber um pouco mais sobre comércio exterior? Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

 

0

2 Comentário

Ismael

fevereiro 10, 2016

Excelente matéria!

Como agente marítimo tenho percebido ao longo dos anos carência de profissionais capacitados para trabalhar no departamento de documentação, principalmente do granel exportação, o que tem sido o grande diferencial na concorrência de mercado.

Grato
Ismael Hajar

Responder

osmarvincifilho

fevereiro 10, 2016

Ismael, bom dia.
Obrigado pelas palavras.
Um abra’co, Osmar

Responder

Deixe uma resposta