Armazenagem, Logística Interna, Projeto Logístico,

Você sabe como funciona o giro de estoque? Descubra aqui e tire suas dúvidas!

Um bom controle de estoque deve ser feito de forma eficiente para que uma empresa possa cumprir com suas atividades e compromissos de forma adequada e, ao mesmo tempo, se manter competitiva no mercado. Portanto,  você encontrará abaixo todas as informações sobre giro de estoque. Vamos lá?

O que é giro de estoque?

É uma espécie de indicador que demonstra o desempenho do estoque, além de medir a sua qualidade de uma forma padronizada. O resultado obtido representa a quantidade de vezes em que cada item foi renovado dentro de um período determinado.

Com um giro de estoque você terá vantagens como: evitar o envelhecimento de um produto na prateleira, não precisar de grande espaço para fazer o armazenamento, poderá fracionar o pagamento ao Fornecedor e se, porventura houver algum problema como roubo, incêndio ou até mesmo um acidente, você sofrerá menores perdas.

Por outro lado, corre-se o risco de não conseguir atender toda a demanda caso seu estoque seja menor do que a procura, neste caso é necessário fazer planejamentos e organizações como serão apresentadas a seguir.

Planejamento de Produção

Para um trabalho cada vez mais direcionado é necessário definir respostas para as seguintes perguntas: “O que produzir, quanto, onde, como, quando, com o que e para quem?”.

Dessa forma, você garantirá que a execução seja realizada em tempo e com os recursos e quantidades corretas, e evitará desperdícios ou excessos.

Uma dica é estabelecer três mapas. Um de produção para pequeno prazo, outro em médio prazo e o último em longo prazo. Este recurso vai te assegurar contra possíveis imprevistos.

Planejamento de Venda

Este item também pode ser chamado de Planejamento Estratégico, pois através dele se define as metas a serem alcançadas. Aqui você poderá estabelecer o prazo (trimestral, semestral ou anual) de acordo com a necessidade do seu negócio.

É interessante definir um número intermediário, ou seja, nem pequeno e muito menos grande. Quando menor for você poderá se esforçar pouco e, se dentro do prazo da meta estabelecida você não “batê-la” deixará para que “depois” a alcance e isso poderá fazer com que se perca e se acomode. No caso maior, se não conseguir alcançar o resultado poderá se sentir frustrado.

A sua capacitação e da equipe é fundamental. Quanto mais “afinados” estejam maiores são as chances de sucesso. Faça treinamentos e defina como cada um será inserido no plano de vendas. Utilizará o marketing e a Publicidade? Para isso deverá definir quais serão os meios e formas de divulgação que melhor atendam suas expectativas.

Atendimento de pedidos de venda

Este item fecha e abre um novo processo. Explico. Você atende uma demanda e, automaticamente, prepara a empresa para iniciar novamente toda a sua produção e estratégias melhoradas.

Existem três modelos de atendimento das quantidades de produto:

Aberto: Onde o pedido realizado não possui a emissão de nenhuma nota fiscal de venda;

Parcial: A emissão de nota fiscal foi realizada e todas as notas do pedido se encontram no estoque atualizado, embora exista um saldo a ser atendido no pedido de venda.

Total: Não há mais saldo para se atender e as notas do pedido de venda já foram, no estoque, atualizadas.

Conseguiu compreender?

O giro de estoque é um mecanismo que, utilizado com planejamento e seguido com seriedade é uma boa ferramenta para uma empresa, pois a gestão de estoques se entitula como um conjunto de atividades que tem o intuito de atender as necessidades que uma empresa possui, aliado a sua eficiência e seu custo.

O principal objetivo é buscar um equilíbrio constante entre os estoques e o consumo. Contudo, deve-se sempre preocupar em manter uma rotina de controle do estoque para que obtenha melhores resultados. Senão, a empresa entrará em uma bola de neve, cuja saída é trabalhosa e difícil.

Aqui na Apoio Logística controlamos as movimentações de estoque via coletor de dados no sistema e os nossos clientes conseguem ter acesso via web para acompanhar em tempo real as suas operações. Pense nisso antes de escolher o seu operador logístico.

Você trabalha com giro de estoque na sua empresa? Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com (revisado).

0